11º Simpósio Internacional de Confiabilidade apresenta as melhores práticas na gestão de ativos

São Paulo, SP 20/5/2013 –

11º Simpósio Internacional de Confiabilidade
apresenta as melhores práticas na gestão de ativos

Evento promovido pela ReliaSoft reúne executivos e profissionais da engenharia, de 22 a 24 de maio, em Florianópolis

Florianópolis, maio de 2013 – O uso da Engenharia de Confiabilidade na gestão de ativos industriais vem ocupando um espaço importante no plano estratégico das empresas. Com o apoio dessa metodologia é possível gerar e acompanhar indicadores de performance, que impactam diretamente sobre os custos operacionais. Durante o 11º Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC), realizado pela ReliaSoft, de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos, em Florianópolis, executivos e profissionais de engenharia dos setores de mineração, energia, naval, petroquímico, automotivo e metroferroviário, vão apresentar as melhores práticas, a partir dos requisitos da PAS 55, futura norma internacional da série ISO 55000, prevista para início de 2014.

A PAS 55 está sendo muito discutida, pois reúne atividades práticas, sistemáticas e coordenadas que apoiarão as organizações na gestão de seus ativos e sistemas. De acordo com Claudio Spanó, diretor executivo da ReliaSoft, a consultoria para projetos de gestão de ativos deve aumentar de 30% a 40% em 2013, estimulada pela busca das empresas pela certificação.

Profissionais das áreas de desenvolvimento de produto, qualidade, processo, projeto, gestão de ativos, manutenção e operação apresentarão casos reais onde a Engenharia de Confiabilidade foi fundamental no processo da gestão. O SIC reunirá 22 palestras nacionais, 5 palestras internacionais, 9 painéis técnicos e 1 mesa redonda que discutirá como a PAS 55 promove a excelência operacional e aumenta a rentabilidade das empresas.

CASES:

AES Tietê – Para manter a segurança e eficiência na operação das nove usinas hidrelétricas e três centrais hidrelétricas no Estado de São Paulo, a AES Tietê começou há três anos uma reestruturação na sua política de gestão de ativos físicos. Este processo abrangeu a implementação do Orion eAPI, sistema da ReliaSoft para gestão de ativos suportada pela Engenharia de Confiabilidade, que ajudou a companhia a equilibrar a performance, risco e custos dos ativos de maneira sustentável em todo seu ciclo de vida. Desde então, a geradora vem apresentando resultados positivos, o que a credenciou internacionalmente para a primeira certificação PAS 55 na América Latina, atuando como benchmarking para empresas brasileiras que buscam a certificação.

Bunge – A iniciativa de criar um programa de gestão de ativos, suportado por sistemas de confiabilidade, já traz resultados positivos à empresa, que é referências no agronegócio e alimentos do País. O objetivo do programa, implantado há mais de dois anos, é aumentar o tempo de vida ou disponibilidade dos equipamentos para produção, além do gerenciamento das atividades da manutenção. Os resultados são positivos com um aumento da ordem de 3% da produtividade nas máquinas de colher cana, da Divisão de Açúcar e Bioenergia. O que significa mais de 20 mil horas de máquinas disponíveis para corte de cana.

Furnas Centrais Elétricas – Para garantir o fornecimento de energia a 63% dos domicílios brasileiros, a empresa tem utilizado sistemas de Engenharia da Confiabilidade, para planejar as manutenções preventivas, identificar o fim de vida útil dos equipamentos ou de componentes, que causarão mais falhas e perda de disponibilidade no futuro. O projeto foi idealizado com base nos objetivos estratégicos da empresa, no sistema de manutenção existente, benchmark nacional e nos requisitos da norma internacional PAS 55.

Metrô SP – Em apenas dois anos, o número de passageiros transportados diariamente pelo Metrô de São Paulo aumentou de 3 para 4,7 milhões. Esta sobrecaga impacta no sistema de fixação dos trilhos que, além de acelerar o desgaste de componentes mais críticos, pode provocar acidentes. Com base nesse levantamento, a empresa realizou uma análise dos dados de falha, utilizando ferramentas estatísticas da Engenharia da Confiabilidade da ReliaSoft.

Serviço:
Tema SIC 2013:
Gestão de ativos e confiabilidade como função estratégica nas corporações

Período: 22 a 24 de maio de 2013
Local: Centro de Eventos ACM
Rod. SC 401 – Km 04, 3854 – 88032 005 – Saco Grande – Florianópolis SC http://www.acm.org.br/a-acm/espacos-acm/centro-de-eventos/
Site do Evento: http://www.arsymposium.org/southamerica/
Programação: http://www.arsymposium.org/southamerica/2013sa_matrix.htm

Sobre a Reliasoft
A ReliaSoft oferece a confiança que as empresas precisam para tomar a decisão certa e realizar melhorias em seus processos e produtos. Líder mundial em Engenharia da Confiabilidade, fornece uma solução completa para implementação prática desta metodologia com softwares, treinamentos e consultorias. Os produtos e serviços da ReliaSoft facilitam a transformação de dados em informações precisas, apoiando empresas a obterem ganhos expressivos nas áreas de gestão de ativos, manutenção, processos e desenvolvimento de produtos. Fundada nos Estados Unidos em 1992, hoje possui escritórios no Brasil, na Polônia, em Cingapura e na Índia. A ReliaSoft Brasil, desde 1998, é responsável pela atuação em todos os países da América do Sul e Portugal.

Website: http://www.2pro.com.br

Web Site: