13º Salão do Artesanato – Evento teve faturamento de R$ 4,8 milhões e recebeu mais de 42 mil visitantes

25/10/2019 – Na sua 13° edição o evento trouxe os melhores resultados, com um aumento de 29% em vendas com relação ao ano passado

O 13° Salão do artesanato, maior vitrine do artesanato brasileiro, realizado pela primeira vez na Bienal, parque Ibirapuera, São Paulo, de 09 a 13 de outubro, recebeu mais de 42 mil pessoas. O ticket médio de vendas bateu recorde, 23% maior do que 2018, fechando em torno de R$ 4.850,00 por artesão. Ceará, Acre, Amazonas, Alagoas e Mato Grosso do Sul foram os Estados que mais venderam.

Mesmo na sua segunda edição em São Paulo, o Salão do Artesanato fechou com chave de ouro, foram mais de 140 mil itens comercializados com faturamento de R$ 4,8 milhões, um aumento de 29% comparado com 2018.

“Nossas expectativas foram superadas. É muito gratificante finalizar o evento com a certeza de termos feito um excelente trabalho. Ouvimos elogios do público visitante e artesãos expositores, todos satisfeitos com o local, estrutura e principalmente com o resultado de vendas diretas e de negócios a longo prazo”, comemora Leda Simone C. Alves, diretora executiva da Rome Eventos, promotora do Salão do Artesanato.

A visita expressiva de lojistas foi um marco importante nesta edição. Mais de 50 lojistas participaram da Rodada de Negócios e cerca de 200 passaram pelo Pavilhão da Bienal durante os cinco dias de feira.

A Feira

Com obras de 1.500 a 2.000 profissionais de 22 Estados e do Distrito Federal, os visitantes puderam participar de oficinas, palestras e espetáculos músicas gratuitos, além de prestigiar a gastronomia de cinco regiões do País.

Foram milhares de produtos artesanais da mais alta qualidade e com grande valor cultural agregado, além de trabalhos executados em materiais como madeira, barro, cerâmica, fios, tecidos, sementes, fibras, capim, bambu, prata, metais, couro e muitos outros elementos transformados em objetos de decoração, utilitários, móveis, roupas, joias, bijuterias e acessórios.

No Espaço Gastronômico foi promovido o “Festival Brasil na Panela”, onde chefs renomados prepararam pratos típicos das cinco regiões brasileiras.
O festival foi conduzido pelos restaurantes Consulado Mineiro e Rota do Acarajé, sob o comando dos chefs Alexandre Carneiro e Luisa Saliba. Para Leda Simone, “O grande desafio para os dois restaurantes foi levar para o evento pratos que representavam as cinco regiões do País, ou seja, em versão e ingredientes diferentes, preparados de Norte a Sul”. A cada dia foram comercializados pratos típicos de cada localidade, preparados pelos chefs de cozinha. Entre os pratos do cardápio estavam bolinho de mandioca com carne de sol, torresmo, pastel de carne de sol e Leitão com feijão tropeiro.

Entre as apresentações culturais, o 13° Salão do Artesanato contou com a presença da banda Loop B; cantor e compositor Ivo Meireles; banda Maria Lua (forró pé-de-serra); banda Sucata (percussão com instrumentos feitos de sucata); Marcelo Nakamura e Ykamiabas (carimbó).

Rome Eventos
O Salão do Artesanato é promovido e organizado pela Rome Eventos, empresa especializada na promoção de feiras comerciais, no planejamento, na organização e coordenação de eventos há 27 anos. A empresa também é responsável por outros grandes eventos em Brasília e outros Estados, como a Feira do Livro de Brasília, a Feira Literária de Pirenópolis (FLIPIRI) no Estado de Goiás e a Feira Literária do Distrito Federal (FLIDF), a Feira Nacional de Agricultura Familiar (Brasília e Rio), Brasil Original e a EXPOCHE, voltado para produtos e cultura gaúcha, assim como outros eventos de grande porte.

Website: http://www.salaodoartesanato.com.br