15° Encontro Nacional de RI apresenta experiências internacionais

São Paulo 3/7/2013 –

“É muito difícil atrair a atenção do analista sell side, especialmente em determinados ramos da economia”, destacou Jane Okun Bomba, vice-presidente sênior, chefe de sustentabilidade e RI da IHS, durante a 15ª edição do Encontro Nacional de RI, no dia 03 de julho de 2013, em São Paulo. O evento é promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) em conjunto com a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) nos dias 03 e 04 de julho, na FECOMERCIO.

A executiva destacou que os analistas sell buy side tem motivações diferentes e o RI deve estar atento às necessidades de cada um. No que diz respeito ao analista sell side, ela sugeriu que os profissionais façam a lição de casa e apenas mirem nos analistas apropriados. Jane Okun Bomba também orientou que os profissionais de RI sejam experts em sua indústria.

“Seja útil para o analista sell side e construa um relacionamento com ele. É preciso ser paciente, assim como em qualquer relacionamento”, lembrou. Ao falar sobre o relacionamento com o analista buy side, a executiva falou sobre a realização de non deal road shows, além de alertar para que não considerar um portfólio manager larg cap se a empresa for uma small cap.

Jane Okun Bomba explicou que as companhias devem informar seus riscos e o que estão fazendo para mitiga-los. De acordo com a executiva, transparência e risco devem andar juntos. “Uma grande meta de sustentabilidade corporativa é aumentar a transparência, o que está intimamente ligado as Relações com Investidores”, adicionou.

A RI da IHS, empresa baseada em Denver (Colorado), nos Estados Unidos, e presente em 31 países comentou que os quatro principais grupos de indústrias que são consumidores da empresa são: energia e recursos naturais, química, eletrônicos e transporte – automotivo, aeroespacial e navio. Uma das metas da companhia para esse ano, como informou, é aumentar e expandir a cobertura dos analistas sell side. Ela revelou que na IHS a atividade de RI é executada por um pequeno time, mas abrange outros departamentos. “Colaboração e influenciar pessoas que não reportam a você devem ser habilidades desenvolvidas pelo RI”, finalizou.

O evento é patrocinado pelas empresas: Apsis, Banco do Brasil, BM&FBOVESPA, Bloomberg, BNDES, BNY Mellon, Bradesco, Cemig, Chorus Call, Conference Call Wittel, Deloitte, Deutsche Bank, Economatica, FIRB, GreenbergTraurig, Itaú Unibanco, J.P.Morgan, Petrobras, PR Newswire, PwC, Quantum, Ricca, RIWeb, Sabesp, Santander, S&P Capital IQ, SulAmérica, TheMediaGroup e Valor Econômico.

Mais informações e programação pelo site http: http://www.encontroderi.com.br/15/home/index.asp ou pelos fones (11) 3107-5557 (ABRASCA) e (11) 3106-1836 (IBRI).

Serviço: 15º Encontro Nacional de RI
Data: 3 e 4 de julho de 2013
Horário: Das 08 horas às 18 horas (dia 03/07/2013) e das 09 horas às 18 horas (dia 04/07/2013)
Local: FECOMERCIO (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP)