19° Salão Paranaense de Turismo movimenta o setor nos dias 28 de fevereiro e 1º e 2 de março

Curitiba (PR) 25/2/2013 –

Nos dias 28 de fevereiro (abertura), 1º e 2 de março (feira) acontece em Curitiba o 19º Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná – ABAV-PR, no Expo Unimed Curitiba. Considerado uma das principais vitrines do Turismo no Brasil e no Mercosul, o evento reúne agentes de viagens, profissionais do trade e expositores em diferentes atividades como feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos paralelos.

Entre as principais novidades deste ano está a realização do 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, fruto da parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Paraná (ABIH-PR); além da realização da Arena Abrasel, também resultado de uma parceria, nesse caso com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná; e da já tradicional Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que chega a sua 9ª edição.

O evento da ABAV-PR reúne mais de 300 expositores que participam da feira de negócios entre operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor. Em 2012, o Salão recebeu 4,5 mil participantes, sendo cerca de 2,5 mil agentes de viagens do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

“O 19º Salão Paranaense de Turismo é uma oportunidade singular para que os agentes de viagens e profissionais do trade conheçam as novidades do setor e participem de capacitações e debates. Para o consumidor final, um evento como esse é imprescindível, pois estamos preparando um profissional para melhor atendê-lo”, salienta o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser.

O 19º Salão Paranaense de Turismo tem patrocínio master da BWT Operadora; patrocínio da Travelport; apoios do Sebrae-PR, Grupo BRT, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, ABIH-PR, Abrasel-PR, Coris, Tam, Transtupi Transportes e Hotel Bourbon; e parceria estratégica da Secretaria de Estado de Turismo do Paraná e Paraná Turismo.

9ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná

“Paraná – Prazer em conhecer” é o tema central da 9ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que a Secretaria de Estado do Turismo e a Paraná Turismo promovem em paralelo ao Salão. No espaço de 790 metros quadrados serão apresentadas as 10 regiões turísticas do Paraná.

Segundo o Secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, “a 9ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é uma excelente oportunidade de mostrar as particularidades das dez regiões turísticas do Paraná e fortalecer a marca Paraná”.

No espaço haverá também degustação com produtos regionais, apresentações de grupos folclóricos e artísticos, vitrine com artesanato típico e um espaço com grama, trave e bola de futebol remetendo a Copa do Mundo, já que Curitiba será uma das cidades-sede. Também haverá outro painel com o tema X-Games, lembrando que Foz do Iguaçu receberá a competição mundial nos anos de 2013, 2014 e 2015. Este ano a disputa acontece entre os dias 18 a 21 de abril.

1º Encontro Paranaense de Hospitalidade

Será realizado em paralelo ao Salão o 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional Paraná (ABIH-PR) em parceria com a ABAV-PR. Pela primeira vez a ABIH-PR participa do evento, com sala de palestras e capacitação para hoteleiros e agentes de viagens, além de um estande na feira, que irá promover a instituição e seus associados. “Será um espaço de troca de experiências entre os meios de hospedagem, trade e instituições de ensino com a discussão de temas cruciais no setor. Uma oportunidade única durante o ano”, explica o presidente da ABIH-PR, Henrique Lenz César Filho.

Abrasel

A 19ª edição do Salão Paranaense de Turismo terá mais uma nova e inédita parceria. Trata-se da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), que marca presença já na abertura do Salão, no dia 28 de fevereiro, com uma amostra dos principais pratos do Festival Brasil Sabor 2013. Durante o Salão, a Associação também vai divulgar o Festival, tradicional evento gastronômico, que será realizado de 2 a 19 de maio, com os sabores da “A Comida do Lugar, em Todos os Lugares”, tema do evento, que deve reunir mais de 100 restaurantes em cerca de 20 cidades do Paraná.

Programação técnica

Além de palestra principal sobre a Disney, o 19º Salão Paranaense de Turismo vai abordar diversos destinos nacionais e internacionais, como Mato Grosso do Sul, Pará, Argentina, Miami, Curitiba, África do Sul e Peru, e também o turismo rodoviário, turismo religioso e suas peregrinações.

Outros assuntos fecham a programação técnica do evento. São eles: “Gestão para Agências de Viagens”, “As formas de uso de moedas estrangeiras no turismo”, “Viajaccor”, “Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora através do email marketing, redes sociais e SMS”, “Como agregar valor, gerar receita e ter clientes satisfeitos com câmbio”.

Sorteios

A ABAV-PR e a BWT Operadora vão sortear diversos prêmios durante o 19º Salão Paranaense de Turismo, entre eles, um carro zero km.
Para participar, o agente de viagens precisa completar, no mínimo, 80% do passaporte do evento com os carimbos diferentes dos expositores, e responder a pergunta: “Qual é a Operadora que está oferecendo um carro zero no 19º Salão Paranaense de Turismo?”. Os passaportes devem ser colocados nas urnas durante a feira.
Os sorteios acontecem durante a festa de encerramento.

Mais informações e programação no site www.salaoparanaense.com.br. Acesse também a página da ABAV-PR no Facebook (abavpr).

Web Site: