4 dicas de como escolher a escola certa para os filhos

São Paulo 15/12/2020 –

Profissional do Colégio Sion Higienópolis fala sobre alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma instituição de ensino

O fim do ano letivo está se aproximando e esse costuma ser um momento em que os pais se dedicam a procurar pela melhor instituição de ensino para matricular seus filhos. Entre os perfis, há os que procuram por um novo colégio e aqueles cujas crianças terão contato pela primeira vez com o ambiente escolar.
Independentemente da situação, é comum que surjam entre os responsáveis uma série de dúvidas sobre qual é a escolha mais adequada.

Para ajudar a responder essa pergunta, Flávio Constantino, Articulador Pedagógico do Colégio Sion Higienópolis, instituição referência em educação humanizada em São Paulo, separou algumas dicas do que os pais devem considerar para fazer essa escolha de forma mais assertiva.

Abaixo as orientações do especialista:

Proposta pedagógica
É muito importante fazer essa avaliação, pois refere-se à linha educacional proposta pela instituição. Com isso, a família consegue avaliar, por exemplo, se o estilo daquela escola está alinhado com os valores dela e com o que ela prioriza na construção da educação da criança. “Esse, sem dúvidas, é um ponto que merece muita atenção. No caso do Sion Higienópolis, a equipe pedagógica e o corpo docente têm como objetivo orientar os alunos para que desenvolvam conhecimentos, valores éticos e morais dentro da proposta de estudos de cada componente curricular. Desta forma, estabelecemos uma metodologia que incentiva o aluno no processo de constante busca pelo conhecimento, fazendo com que ele tenha autonomia e seja o cocriador em sala de aula”, ressalta.

Segurança
Optar por uma instituição de ensino é algo que influência na vida de toda a família. Diante disso, os pais precisam se sentir seguros na hora de tomar a decisão. “É importante que os responsáveis visitem a escola, conheçam a equipe de coordenação e vivenciem o ambiente escolar. “Nesse período de pandemia estamos oferecendo reuniões online e uma visita presencial agendada previamente, seguindo os protocolos sanitários e de segurança”, explica.

Ainda no quesito segurança, caso os pais estejam mudando os filhos de escola, é importante aproveitar o momento para esclarecer com a coordenação o que impulsionou a mudança. Essa é uma forma de terem mais informações sobre os pontos que consideram sensíveis e fundamentais na educação de seus pequenos.

Novos idiomas
A educação dos filhos é um investimento familiar, por isso é fundamental pensar em uma escola que ofereça um ensino completo, que preze pela inclusão de um novo idioma na grade curricular. Isso fará com que crianças e adolescentes possam se desenvolver mais em contato com novas culturas, além de fazer a diferença para o futuro deles. No Sion Higienópolis nós ofereceremos inglês e espanhol para os alunos”, conta.

Cuidados gerais
Em tempos de pandemia não dá para desconsiderar isso na escolha da escola. Por isso, é importante avaliar os recursos que estão sendo disponibilizados. Algumas perguntas importantes nesse sentido são: como a escola se organizou com o ensino a distância? Como avalia esse novo cenário para os alunos? “A verdade é que tivemos que nos reinventar nesse período de pandemia. Nós temos as aulas online, mas nos preocupamos também em saber como o aluno está lidando com a rotina, sempre temos esse olhar individual. Inclusive, para isso, uma das iniciativas que desenvolvemos foi o show de talentos online, com o objetivo de que eles possam descontrair e se comunicar por meio da arte. É importante perceber se a escola tem todos os cuidados necessários para auxiliar as crianças e os adolescentes em todos os processos, sejam de aprendizado ou de desenvolvimento e bem-estar pessoal”, conta.

Além do cenário digital, é importante avaliar também a estrutura que o colégio tem para uma retomada presencial, pois esse fator será muito importante para os próximos meses. Há espaços para distanciamento? Como o colégio está pensando em realizar os cuidados básicos com alimentação e higiene dos alunos?

“Para fazer a avaliação da escola ideal há outros fatores que também devem fazer parte da lista de prioridade dos pais, como mensalidade, distância, flexibilidade nos horários, alimentação balanceada e atividades extracurriculares. Porém, essas dicas aqui listadas são aquelas que devem fazer parte do topo dessa pesquisa e que merecem uma atenção especial dos responsáveis, sobretudo nesse momento particular que vivemos”, conta Constantino.

Website: http://www.colegiosion.com.br

Web Site: