5 tendências para o mercado de viagens corporativas

São Paulo, SP 17/12/2019 – Agora é hora de preparar a gestão das empresas para que os processos sejam cada vez mais ‘redondos’ e efetivos, sem falhas.

De acordo com uma pesquisa recente da Abracorp (Associação brasileira de Agências de Viagens Corporativas), apenas no terceiro trimestre de 2019, o volume de vendas de viagens corporativas aumentou em 4,1%.

Esse dado expõe a tendência favorável para as viagens a trabalho, mostrando que elas ocorrem cada vez com mais frequência, além de abordar a importância da gestão, que deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade imediata.

Neste conteúdo, a Paytrack vai falar sobre as grandes tendências mercadológicas previstas para o mercado de viagens corporativas e quais estratégias vão ganhar força em um futuro próximo.

As tendências do mercado de viagens corporativa

O número de viagens corporativas teve um avanço geral em 2019 e essa tendência é crescente. Agora é hora de preparar a gestão das empresas para que os processos sejam cada vez mais ‘redondos’ e efetivos, sem falhas.

Um processo bem estruturado vai facilitar e ajudar as empresas na adoção das tendências que estão vindo para o próximo ano. Quando o assunto é estrutura, a gestão precisa se manter atenta do início ao fim do processo de solicitação, prestação de contas e conferência das despesas de viagens corporativas.

Partindo do princípio de que o processo já está estruturado, veja as tendências que a Paytrack percebeu para os próximos anos. Confira!

1. Passagens aéreas mais baratas

Passagens aéreas sempre foram mais caras que passagens de ônibus e a situação se manteve dessa forma até recentemente, quando as companhias do segmento “low-cost” (baixo custo) começaram a ganhar mais espaço no Brasil.

Estas companhias trabalham para tentar reduzir ao máximo as despesas fixas, colocando a passagem a um valor que pode chegar a até 30% abaixo do valor normal.

Desde que as primeiras low-costs foram autorizadas a operar no Brasil, em novembro de 2018, poucas pessoas ouviram falar desse termo e desconhecem o trabalho desse segmento. Como é algo recente, essa tendência ainda vai ganhar mais notoriedade e dominar o Brasil.

2. O cuidado com o viajante corporativo

Colocar o viajante em primeiro plano é uma tendência que já é realidade em algumas empresas. Existem instituições, inclusive, que consideram o bem-estar do colaborador em viagem como um bem organizacional a ser mantido.

Além disso, os gestores de viagem estão dando importância para a experiência positiva do viajante, prezando a satisfação e as necessidades dele para garantir uma viagem agradável.

Isso aconteceu porque as empresas notaram que a experiência da viagem a trabalho tem um impacto expressivo na retenção dos profissionais. Logo, a experiência obtida nessas viagens terá relação direta com a satisfação geral da função.

Saber o que os viajantes consideram essencial nas viagens de negócios vai ajudar muito na hora de oferecer os recursos. A aplicação de pesquisas é uma das formas mais práticas e eficientes de para coletar essas informações.

3. Viagens corporativas como uma estratégia de motivação

Hoje, mais de 80% das pessoas que viajam a trabalho fazem parte da geração Millennial (pessoas nascidas entre os anos 80 e meados dos anos 90). Estes profissionais acreditam que as viagens feitas a trabalho tem influência direta na sua satisfação em relação à função exercida.

Com esta informação, as empresas perceberam que poderiam utilizar as viagens como uma estratégia eficaz de motivação para esse grupo de pessoas, que cresce dentro das empresas de diversos segmentos no Brasil e no mundo.

Para essa massa de jovens profissionais, toda experiência adquirida nas viagens corporativas se transforma em motivação, já que usar o tempo fora da empresa para conhecer pessoas e fazer networking é atrativo, além de possibilitar o deslocamento da zona de conforto através de novos desafios.

Sendo o mercado é fortemente composto por estas pessoas, a tendência é que as empresas utilizem mais as viagens a trabalho como uma estratégia de motivação.

4. Consolidação da tecnologia no processo de viagens corporativas

Hoje a tecnologia já é muito utilizada e se tornou uma aliada das viagens corporativas. Programar roteiros, fazer reservas e comprar passagens, na maioria das vezes, é uma atividade executada com auxílio tecnológico.

É quase impossível encontrar empresas que não façam uso da internet durante as viagens. Outra forte tendência do mercado de viagens corporativas é a consolidação da tecnologia dentro da organização e da gestão das viagens.

A utilização de softwares e aplicativos, como o da Paytrack, é cada vez mais comum e tem se mostrado necessária. A prática traz inúmeros benefícios, dentre eles a gestão completa e o controle total de tudo que for registrado, solicitado, reembolsado ou adiantado ao viajante.

Processos manuais, como o registro em planilhas e o compilado de comprovantes das viagens estão se tornando obsoletos e tendem a desaparecer completamente.

5. Ações para evitar fraudes nas viagens corporativas

Empresas que utilizam recursos tecnológicos e deixaram de lado os processos manuais têm menos chances de se deparar com fraudes dentro das viagens. Mesmo assim, essa ainda é uma bandeira que os gestores de viagens precisam levantar e se manter atentos.

Essa questão tem tido mais relevância porque as empresas perceberam que estes ‘’pequenos desvios’’, mesmo sendo praticamente imperceptíveis, acontecem e podem causar um verdadeiro rombo nas contas.

É preciso ter um tratado de confiança e uma política de viagens clara entre a empresa e o colaborador para evitar essa situação, investindo em recursos que podem garantir uma experiência positiva e incentivar a veracidade das informações registradas.

A tendência é que, com a tecnologia se tornando cada vez mais presente, as fraudes sejam não só identificadas como também evitadas num futuro próximo.

Percebeu como o mercado de viagens de negócios mudou e está caminhando para mudar ainda mais? As principais tendências são os serviços entregues sob demanda, a personalização, o custo-benefícios das viagens corporativas, a utilização desse recurso como meio motivador para jovens profissionais e a atenção assídua em relação às fraudes nas viagens.

Siga a Paytrack nas redes sociais!

Website: https://www.paytrack.com.br/