7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

4/12/2019 –

Uma das medidas mais importantes que pode fazer para melhorar o relacionamento com os clientes é melhorar o atendimento ao cliente. Independente da qualidade do serviço ou produto, um dos pontos que os clientes mais se lembram é a interação direta com a empresa.

Os clientes gostam de saber que são importantes para a empresa e por esta razão torna-se absolutamente fundamental implementar boas técnicas de atendimento ao cliente. Em seguida confira algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente:

1. Não deixar clientes esperando
Quem é que gosta de ligar para o suporte de uma empresa e ouvir uma música irritante, que parece nunca ter fim? Tenha atendentes disponíveis, dependendo do fluxo, contrate mais operadores.

Defina muito bem os processos de atendimento, ofereça múltiplos canais de atendimento e tenha sempre uma pessoa disponível para fazer o primeiro contato com o cliente.

2. Treinar a equipe para ser concisa
As respostas devem ser claras, concisas e concretas.

3. Evitar textos longos

Se o atendimento for feito por e-mail ou por chat, as respostas devem ser o mais objetivas possíveis, por isso devem ser evitados textos longos. O atendimento deve ser rápido e direto.

4. Não deixar espaço para dúvidas

Se o cliente fez a mesma pergunta duas vezes, é porque atendimento falhou em algum ponto. Portanto, o atendimento deve ser claro e objetivo. Nunca deixe espaço para dúvidas e devem ser evitadas frases que tenham duplo sentido.

5. Saber ouvir
É muito importante saber ouvir o cliente, mesmo para comunicar bem. Então, deixe o cliente falar e desabafar sobre a situação que está querendo resolver.

Mesmo que não concorde com o que ele esteja falando, deixe-o concluir sua linha de raciocínio para depois fornecer a solução adequada.

6. Não entrar em conflito
O conflito com clientes deve ser evitado a todo o custo. Devem ser antecipados possíveis conflitos e os atendentes devem ter pronta a melhor abordagem para resolver situações mais conturbadas.É importante contratar colaboradores que demonstrem apetência para gerir facilmente conflitos, que sejam pacientes e com facilidade em criar empatia.

7. Vários canais de atendimento
Atualmente, o mercado oferece diversas opções de canais de comunicação para as empresas. A seleção dos melhores canais para uma empresa deve ser baseada no perfil dos clientes do negócio, sendo fundamental disponibilizar o maior número de canais possível para se distinguir da concorrência.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Atendimento Hoje , estes são os canais de comunicação preferidos dos clientes brasileiros que buscam atendimento:

-Telefone e outros canais por voz – 33%
-Chat Online – 21%