7 Dicas para um melhor desempenho em Concursos Públicos

Joinville, Santa Catarina 27/2/2020 – As pós-graduações são as melhores opções para os concurseiros, já que esse título pode aumentar a probabilidade de o candidato conseguir uma boa visibilidade.

A pretensão de elaborar um plano de carreira e buscar a estabilidade procurada em órgãos governamentais, é muito almejada pelos profissionais.

Tendo em vista esse cenário, o economista José Pastore afirmou que a procura por Concursos Públicos aumentou em 30% nos últimos dois anos. Por causa disso, algumas dicas precisam ser levadas em consideração, já que essa jornada exige muita dedicação e esforço até a aprovação ser alcançada.

Nesse percurso, é preciso ter a consciência que algumas coisas da rotina serão esquecidas, para que o foco seja a dedicação nos estudos! Por isso, há 7 dicas que podem contribuir bastante para busca atingir este objetivo:

1. Pesquisar e escolher a área de atuação:

Um dos primeiros passos na preparação para as provas de concurso público é ter a ciência exata de qual o caminho desejado. Ter a noção da área de interesse é eficaz para o adiantamento do ciclo de estudos.

Sendo assim, existem várias profissões que estão em alta no mercado e, por isso, é válido levar em consideração conceitos como o perfil e as competências do profissional para realizar essa escolha.

De acordo com a pesquisa realizada pela rede social LinkedIn, chamada de “Profissões Emergentes”, as profissões que são tendências para 2020 – mesmo que voltadas majoritariamente para o digital – variam da área de marketing até à engenharia. Contudo, há boas oportunidades para todos os perfis profissionais.

2. Conferir as regras de cada banca organizadora:

Não basta apenas a inscrição no concurso, é preciso pesquisar o máximo possível a respeito da banca organizadora da prova, principalmente para identificar o nível de exigência dela.

Avaliar o tipo de concurso desejado, estudar o edital de ponta a ponta e ver provas antigas da banca responsável pela prova são ideias eficazes. A banca Cespe, por exemplo, costuma ser mais rígida, visto que cada erro elimina um acerto e isso pode tirar a concentração de qualquer estudante que não estiver preparado suficiente.

Em contrapartida, segundo o diretor do Curso Luiz Carlos, Henrique Arns, a banca ESAF é mais conhecida pela elaboração das questões, que possuem maior peso se em comparação ao modo de correção.

3. Elaborar um planejamento de estudos:

Tendo em vista o edital do concurso, é necessário organizar o ciclo de aprendizagem. As técnicas de estudo usadas podem variar bastante dependendo do tempo disponível e da distância para o dia do exame, por isso, cada candidato deve descobrir a sua melhor forma de estudar.

4. Estabelecer algumas pausas:

As pausas são primordiais para o descanso. A absorção do que foi aprendido e a oxigenação do cérebro são fundamentais para que o conteúdo faça sentido. Por isso, intercalar momentos de foco intenso no estudo e pausas curtas e longas é uma boa ideia, visto que segundo a neurociência, o funcionamento cerebral é estimulado quando há essa alternação.

5. Resolver exercícios de fixação:

Em uma pesquisa realizada pela revista científica Psychological Science in the Public Interest, foi revelado que o teste prático, ou seja, a resolução de exercícios, é a maneira mais rápida para a memorização do conteúdo.

Sendo assim, fazer uma bateria de questões em períodos alternados de tempo e simular as condições de uma prova proporcionam a expertise necessária para tirar uma boa nota na prova.

6. Atualizações:

Não adianta estudar apenas os conteúdos didáticos e esquecer de conferir o que está acontecendo no mundo. Em muitos concursos o referencial teórico é contextualizado com a atualidade do país e do mundo.

De acordo com a pesquisa realizada pelo MEC, as atualidades são assuntos que caem com muita frequência nas provas. Por isso, ter conhecimento de mundo e entender o que está acontecendo no cenário social, econômico, político e cultural, é de grande utilidade.

7. Garantir vantagens realizando formações:

É evidente que uma boa preparação envolve o acúmulo da maior quantidade de conhecimento possível, e as formações – diplomas e certificados – são indispensáveis nesse processo.

As pós-graduações são as melhores opções para os concurseiros, já que esse título pode aumentar a probabilidade de o candidato conseguir uma boa visibilidade. Além disso, ter formações nesse nível influencia diretamente na pontuação das provas, tanto para vagas de médio porte quanto para as vagas de grande porte.

Segundo a resolução número 75 do Conselho Nacional de Justiça, a pós-graduação é válida oficialmente em concursos como títulos, o que comprova a eficiência desses títulos na hora de prestar para os Concursos.

Para não perder nenhuma boa oportunidade, a pós-graduação da Faculdade UniBF é realizada na modalidade intensiva e EaD 100% online e pode ser concluída a partir de 4 meses. As áreas dos cursos variam entre mais de mil opções de cursos: direito, gestão, educação, saúde, engenharia, comunicação e tecnologia, entre outros.

Vale ressaltar que a pós-graduação não beneficiam o concurseiro apenas na hora da prova, mas também em toda a sua trajetória profissional, visto que o aprofundamento em áreas de estudo é um diferencial imenso para o mercado de trabalho.

Para conhecer os cursos de pós-graduação, basta acessar o site da UniBF: são mais de mil opções EaD que podem ajuda nessa jornada até a realização dos sonhos.

Link: https://www.unibf.com.br

Website: https://www.unibf.com.br

Web Site: