79% dos brasileiros pretende trocar de serviços de streaming nos próximos 12 meses

25/10/2019 –

Serviços de streaming já são uma realidade no Brasil. De acordo com uma pesquisa recente da Toluna, 9 em cada 10 brasileiros já possuem algum tipo de serviço de streaming. Para tentar entender melhor esse mercado e suas demandas, a Amdocs, fornecedora líder de software e serviços para empresas de comunicação e mídia, lançou recentemente um estudo sobre os desafios do gerenciamento desse tipo de assinatura. A pesquisa ouviu 500 consumidores do Brasil, além de usuários de países da América Latina, dos E.U.A. e do Reino Unido.

O estudo analisou as preferências do consumidor em relação aos serviços de streaming, revelando que as empresas de mídia e comunicação devem oferecer mais do que apenas preços competitivos para reter e atrair novos assinantes. 79% dos entrevistados responderam que tinham planos de trocar a assinatura de seus serviços nos próximos 12 meses. Além disso, 49% responderam que fariam a troca por um serviço que oferecesse mais conteúdo e 36% fariam para reduzir os custos.

Cody Boyd, Head de marketing da Amdocs na América Latina, pontuou que estes dados geram uma grande oportunidade. “Na pesquisa, 79% disseram que planejam trocar o serviço nos próximos 12 meses. Se eu sou um provedor de conteúdo, isso assusta. Para onde essas pessoas vão? A primeira pergunta deveria ser: como eu posso reter os meus clientes? E se eu sou o provedor, devo observar para onde essas pessoas querem ir. Tem uma oportunidade aqui, tem um monte de gente que está trocando os seus serviços. Sendo assim, como eu ganho mais clientes? O que e como eu preciso fazer isso?”.

Cody também afirma que a busca por mais conteúdo, que foi indicado como o principal motivo de troca de serviço no Brasil, quase não se repete na pesquisa. Nos outros países, eles trocariam o serviço para reduzir os custos. “Os brasileiros estão famintos por conteúdo”.

Esta afirmação pode ser verificada quando observamos que, das pessoas entrevistadas no Brasil, 81% delas possuem assinatura de TV a cabo; 87% de TV/ filmes, 53% de games, 66% de música e 53% de esportes. Ou seja, tem muita gente que tem mais do que uma única assinatura. Os dados também mostram que 18% dos brasileiros gastam mais de R$ 100 por mês em serviços de streaming e que 39% planejam adquirir mais um serviço de assinatura nos próximos 12 meses. Além disso, 36% das pessoas afirmam ainda que estão dispostos a adquirir mais serviços caso algo novo e interessante chegue ao mercado.

Outro ponto interessante que foi revelado é que dentre os maiores pontos de dor dos consumidores, mais de um terço dos entrevistados afirmaram que sua maior dificuldade está em lembrar as senhas de cada uma de suas contas, e 27% afirma que o maior problema é, justamente, o grande número de aplicativos e plataformas necessárias para acessar todos os diferentes serviços. Por conta disso, 60% dos entrevistados responderam que prefeririam ter todos os seus serviços agregados em um bundle dentro de uma única plataforma (da sua operadora) para facilitar o gerenciamento e acesso das assinaturas.

Website: http://www.amdocs.com