8º ADIT Invest discute perspectivas para setores imobiliário e turístico

Campinas, São Paulo 20/6/2013 –

8º ADIT Invest discute perspectivas para setores imobiliário e turístico

A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (20), em Campinas, apresentando as principais oportunidades e tendências do 2º semestre de 2013 e 2014

Grandes nomes da hotelaria, turismo, mercado imobiliário e da construção civil estarão reunidos na oitava edição do ADIT Invest – o maior evento de investimentos imobiliários e turísticos do Brasil – que reúne os profissionais do mercado para debater tendências, alternativas e soluções para os atuais desafios dos setores imobiliário e turístico. Serão dois dias de palestras, mais de 50 debatedores convidados e dois workshops técnicos: estruturação de projetos para incorporação imobiliária e securitização para o segmento imobiliário.
O painel de abertura acontece na quinta-feira (20/6), às 9h, no Hotel Vitória Concept Campinas, com a presença do presidente da ADIT Brasil, Felipe Cavalcante, e os convidados Marcus Araújo (Datastore) e Jorge Arraes (Secretaria Municipal da Casa Civil – RJ). Na abertura, serão divulgados dados sobre a evolução do mercado imobiliário de São Paulo, fazendo um retrato da evolução do mercado no Estado nos últimos cinco anos, destacando a perspectiva de crescimento para os próximos anos e a intenção de compra dos consumidores, tanto para investir quanto para morar.

Destaques na programação:
O Brasil aos olhos dos investidores, quais setores estão chamando mais atenção? Moderado por Romeu Chap Chap (SECOVI-SP), o painel traz Marcelo Michaluá (RB Capital), Alessandro Vendrossi (Brookfield Incorporações) e Rossano Nonino (Gávea Investimentos) como debatedores. “Dado o patamar baixo da taxa de juros, nota-se, por consequência, o aumento do apetite dos investidores por classes de ativos alternativas à renda fixa tradicional, como é o caso dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Por um lado, esses ativos se apresentam como uma opção para o investidor que busca a diversificação de sua carteira e, por outro, são uma fonte alternativa de financiamento de empreendimentos residenciais e corporativos, shopping centers e projetos diversos na área de infraestrutura.” antecipa Marcelo Michualuá, sócio-diretor da RB Capital.

O painel acontece às 10h20, dia 20/06.
Timeshare e fractional como soluções de funding para os setores imobiliário e hoteleiro: a Resorts Condominiums International (RCI)identificou o timeshare (férias compartilhadas) como modelo de negócio com grande potencial no País: “Hoje, já são mais de 60.000 famílias inscritas no Brasil e mais de 130 empreendimentos cadastrados e distribuídos pelas diferentes regiões brasileiras. Recentemente, a empresa conquistou 12 novos hotéis / resorts em solo nacional. Somente no ano passado, foram mais de 30.000 intercâmbios de férias realizados por brasileiros ao redor do mundo”, conta Alejandro Moreno, diretor da RCI, líder mundial no segmento de férias compartilhadas. O executivo irá mediar o painel com representantes de três grandes redes hoteleiras Wellington Estruquel (Hotéis Mabu), Pedro Reimão (Pestana Hotéis) e Francisco Costa Neto (Grupo Rio Quente). Dia 20 de junho (quinta-feira), às 12h00.
“Quais os recursos disponíveis no mercado para empreendimentos imobiliários de pequeno e médio porte? Empreendimentos imobiliários exigem alto investimento e o mercado se encontra em uma situação extrema em relação à competitividade. Grandes empresas têm força e conhecimento para captação de recursos; e enquanto pequenas e médias possuem expertise regional e no seu público-alvo, é no funding e no volume de recursos disponível onde encontramos a maior barreira para as pequenas e médias empresas. Pensando nisso, este painel será dedicado para tratar dos recursos disponíveis no mercado para pequenas e médias empresas. Gustavo Favaron, diretor executivo da Blackbird Capital será o moderador do debate, que terá os convidados: Mordejai Goldenberg (Kros Participações e Negócios), Joseph Williams (Indev Capital), Leonardo Sanchez (Inveramerica Fund) e Leandro Abreu (GID International Group). Dia 20 de junho, às 16h50.

Como transformar recebíveis em dinheiro? Securitização é o futuro do mercado imobiliário? Com uma experiência em negócios de quase quatro décadas, o banco de negócios Brasilinvest através de seu presidente Fernando Garnero, irá mediar este painel que traz os debatedores Pedro Klumb (MSFI Finanças Imobiliárias SA) e Fernando Cesar Brasileiro da Ápice Securitizadora Imobiliária S.A. Em meio ao rápido crescimento do mercado imobiliário, principalmente em grandes capitais, Garnero explica que o desenvolvimento também no interior dos estados é um reflexo natural e positivo. “Tendo em vista os altos preços das capitais, o interior virou a joia da coroa: tem qualidade de vida e poder de renda, e essa é uma tendência mundial. De maneira alguma existe o risco de uma bolha imobiliária”. Para o presidente do Brasilinvest, o imóvelAAA (de alto padrão) – filão de mercado em que o banco atua – não apresentará queda de preços, a médio ou longo prazo, em cidades como São Paulo, ou em regiões próximas como Campinas. Quinta-feira (21/06), às 9h.

Workshops
Na sexta-feira, 21/6, serão realizados dois workshops paralelamente à Conferência do evento. O workshop Estruturação de projetos para Incorporação Imobiliária tem como objetivo capacitar os participantes para estruturação de projetos de incorporação imobiliária, de forma eficiente. A abordagem acontecerá sob três vertentes: técnica, operacional e econômico financeira. Uma das metas é possibilitar ao participante o entendimento das variáveis que devem ser implementadas na estruturação de empreendimentos imobiliários.

Já o workshop Securitização para o Segmento Imobiliário, visa provocar as discussões sobre os diversos aspectos que dificultam ou impulsionam o desenvolvimento do mercado de securitização. Os participantes poderão compreender os principais conceitos e inovações financeiras associados à técnica de securitização, além de identificar as principais vantagens e desvantagens do processo, sob o ponto de vista tanto das instituições que podem securitizar seus ativos quanto dos investidores.

Acompanhe as novidades sobre o ADIT Invest também pelas redes sociais: facebook.com/ADITBrasil e twitter.com/ADITBrasil.

Serviço:
ADIT Invest – evento de investimentos imobiliários e turísticos do Brasil