A AM Best Afirma Ratings da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

OLDWICK, N.J. 7/8/2020 –

A AM Best afirmou o Rating de Força Financeira (FSR) A- (Excelente) e a Classificação (Rating) de Crédito de Longo Prazo do Emissor ‘a-’ da Junto Resseguros S.A. (Junto Re) e Junto Seguros S.A. (Junto Seg) (coletivamente, Junto). A perspectiva é estável para as Classificações de Crédito. Ambas as companhias são domiciliadas no Brasil.

As classificações de crédito refletem a solidez do balanço patrimonial da Junto, categorizada pela AM Best como mais forte, bem como desempenho operacional adequado, perfil empresarial neutro e gestão de risco da empresa (ERM) apropriada.

A Junto Re é classificada como uma resseguradora local no Brasil e opera principalmente como resseguradora cativa da Junto Seg, uma organização que subscreve seguros garantia de maneira direta há mais de duas décadas. A Junto Seg é a unidade operacional que faz interface direta com mercado primário no Grupo e é uma das principais em seguro garantia no Brasil A Junto beneficia-se operacionalmente de seu acionista minoritário, Travelers Brazil Acquisition LLC (com participação de 49,5%), pertencenteàThe Travelers Companies, Inc.. Esses benefícios incluem colaboração no gerenciamento de riscos corporativos (ERM), desenvolvimento de funcionários, retrocessão, gerenciamento de sinistros, desenvolvimento de negócios e outras funções operacionais. A Junto mantém baixa alavancagem de subscrição e indicadores de liquidez sólidos, com um programa abrangente de retrocessão que fornece capacidade adicional e reduz a exposição geral da empresa.

Parcialmente compensando estes fatores positivos de classificação há o risco de concentração da Junto como essencialmente um subscritor de seguro garantia em uma única linha de negócios, concentrada em um único país. Os planos futuros da Junto para mitigar esse risco incluem a expansão em linhas de negócios relacionadas. A Junto também executou uma redução de capital e aumentou o pagamento de dividendos para reduzir o nível de seu patrimônio líquido e otimizar sua estrutura de capital. Isso não resultou em uma redução significativa na capitalização ajustada ao risco, medida pelo Best’s Capital Adequacy Ratio (BCAR), pois os prêmios líquidos emitidos da empresa foram significativamente mais baixos em 2019. No futuro, se os prêmios líquidos retomarem o crescimento, a capitalização ajustada ao risco pode ser afetada negativamente se não houver um aumento correspondente no capital.

Além disso, o mercado de (re)seguros no Brasil continua altamente competitivo, com (re)seguradoras domésticas e globais competindo por participação de mercado. Com a economia do Brasil mostrando uma desaceleração significativa causada pela pandemia do COVID-19, as empresas continuam buscando expansão internacional, mantendo um olho nas oportunidades no mercado de (re)seguros. Seguro garantia permanece como um dos segmentos que mais crescem no setor de (re)seguro no Brasil.

Fatores de classificação positivos incluem a execução bem-sucedida do plano de crescimento de longo prazo e da estratégia de diversificação, desempenho operacional consistente, em conjunto com manutenção de capitalização ajustada ao risco robusta. Fatores de classificação negativos incluem deterioração dos resultados operacionais ou da capitalização ajustada ao risco, incapacidade de executar a estratégia de crescimento e diversificação, fraqueza contínua na economia brasileira ou um rebaixamento no nível do risco soberano brasileiro.

Este comunicado de imprensa refere-se às classificações de crédito que foram publicadas no website da AM Best. Para todas as informações deste comunicadoàimprensa e as suas divulgações relevantes, incluindo os dados do escritório responsável pela emissão de cada uma das classificações individuais referenciadas neste comunicado, por favor visite a página de atividade recente de Rating da AM Best. Para obter demais informações sobre o uso e as limitações das opiniões sobre classificação de crédito, por favor, visite Como Entender as Classificações de Crédito da Best. Para obter informações sobre o uso correto de mídias dos Ratings de Crédito e comunicados de imprensa da AM Best, por favor consulte o Guia de Mídia – Uso Adequado dos Ratings de Crédito e Comunicados de Imprensa das Ações de Rating da AM Best.

A AM Best é uma agência de classificação global e provedora de informações com um foco exclusivo na indústria de seguros. Visite www.ambest.com para mais informações.

Direitos Autorais © 2020 pela A.M. Best Rating Services, Inc. e/ou os seus afiliados.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Contato:

Guilherme Monteiro Simões