A base de dados “Coronavirus Research Database” da ProQuest permite que instituições da Capes obtenham cobertura essencial de pesquisa sobre COVID-19

Ann Arbor, Michigan 3/4/2020 – “A abertura do acesso a materiais relacionados ao COVID-19 não só ajudará clínicos, estudantes e acadêmicos, mas também é crucial para os enfermeiros.”

O recurso interdisciplinar permite que os pesquisadores pesquisem e descubram artigos em texto completo, dissertações e outros conteúdos das principais editoras em um só lugar

ANN ARBOR, MI, 2 de Abril, 2020 – Em resposta à crescente necessidade de conteúdo oficial relacionado ao novo coronavírus (COVID-19), a ProQuest está lançando uma nova base de dados de pesquisa de coronavírus, “Coronavirus Research Database”, oferecendo a todos os clientes de ensino superior da ProQuest acesso a conteúdo de texto completo, cobrindo todas as facetas do COVID-19 e doenças infecciosas relacionadas, sem nenhum custo extra.

No Brasil a base de dados pode ser acessada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), permitindo o acesso a mais de 400 instituições da comunidade acadêmica brasileira, incluindo universidades federais e estaduais, e os hospitais que estas servem.

A “Coronavirus Research Database” economiza tempo e melhora os resultados para os pesquisadores, agregando conteúdo autorizado da ProQuest com conteúdo disponibilizado gratuitamente por membros da International Association of STM Publishers – incluindo Springer Nature, Taylor & Francis e The BMJ. Revistas, preprints, anais de conferências e dissertações oferecem uma cobertura abrangente do COVID-19 e outros surtos de coronavírus do passado, como MERS e SARS, para o contexto da atual pandemia global. O conteúdo de texto completo na base de dados está disponível diretamente na plataforma ProQuest ou através de links para sites das editoras.

“A abertura do acesso a materiais relacionados ao COVID-19 não só ajudará clínicos, estudantes e acadêmicos, mas também é crucial para os enfermeiros – um dos muitos grupos que estão sitiados no momento”, disse Daphne Stannard, professora da Escola de Enfermagem da San Francisco State University School of Nursing. “É com satisfação que a ProQuest disponibiliza esse conteúdo para as pessoas que precisam.”

“Seja a mais recente pesquisa médica sobre como o vírus é transmitido, pré-impressões (preprints) explorando novas terapias para combater o vírus ou editoriais explorando as lições aprendidas com surtos anteriores, professores e alunos precisam de acesso rápido e fácil às informações para ajudá-los a navegar neste novo mundo,” afirma Chris Burghardt, vice-presidente de gestão de produtos da ProQuest. “A base de dados de pesquisa do Coronavírus foi criada como uma ferramenta para ajudar nossos usuários a encontrar as informações necessárias para explorar rapidamente as muitas facetas desta doença”.

A base de dados é ativada automaticamente sem nenhum custo para todos as instituições clientes da plataforma ProQuest e pode ser acessada em search.proquest.com/coronavirus. O conteúdo continuará evoluindo à medida que novas pesquisas e informações surgirem.

Mais informações sobre como acessar a base de dados estão disponíveis neste breve documento de perguntas e respostas.

O lançamento da base de dados de pesquisa sobre o coronavírus é o mais recente de uma série de programas que o ProQuest está construindo para ajudar as bibliotecas a apoiar as pesquisas cruciais necessárias agora para combater a doença, bem como o ensino a distância para seus usuários.

Sobre a ProQuest (https://www.proquest.com)

A ProQuest apoia o importante trabalho das comunidades de pesquisa e aprendizado do mundo. A empresa organiza seis séculos de conteúdo – a maior coleção de periódicos, e-books, fontes principais, dissertações, notícias e vídeo – e cria soluções poderosas de fluxo de trabalho para ajudar as bibliotecas a adquirir e aumentar coleções que inspiram resultados extraordinários. Os produtos e serviços ProQuest são usados em bibliotecas acadêmicas, de ensino fundamental e médio, públicas, corporativas e governamentais em 150 países.

Juntamente com suas empresas e afiliadas Ex Libris, Alexander Street e Bowker, a ProQuest ajuda seus clientes a obter melhores pesquisas, melhores aprendizados e melhores resultados. Para obter mais informações, visite nossos blogs ProQuest (parte do conteúdo em Português) e Extraordinary Stories e siga-nos no LinkedInTwitter, Facebook ou Instagram.

Website: https://www.proquest.com

Web Site: