A Força da Cultura Organizacional nas Empresas Globais

7/2/2013 –

O que acontece quando os líderes tentam transformar a cultura de suas organizações? Quais abordagens têm mais chances de obter sucesso? Que caminho terá maior impacto sobre o desempenho do negócio? Lançado no Brasil pela editora Campus/Elsevier, A força da cultura organizacional nas empresas globais oferece uma visão prática das abordagens que um conjunto de empresas bem-sucedidas têm utilizado para implementar a mudança cultural dentro de suas organizações.

Neste livro, os autores resumem mais de vinte anos monitorando transformações da cultura em sete diferentes organizações globais para ilustrar o conjunto essencial de dinâmicas que as empresas precisam gerenciar a fim de se manterem competitivas: apoiar a linha de frente, criar alinhamento estratégico, criar uma cultura a partir de muitas, exportar a mudança de cultura e construir um mercado global em um mercado emergente. Esse importante recurso resume as ideias de cada uma das empresas estudadas (GE Healthcare, Vale, Domino’s, Swiss Re, DeutscheTech, Polar Bank e GT Automotive) como um meio para ilustrar essas importantes dinâmicas de mudança de cultura.

Os autores, que acompanharam essas organizações e seus líderes ao longo do tempo usando a “Pesquisa de Cultura Organizacional Denison”, resumem o “antes e depois” para ajudar a focar as mudanças culturais mais bem-sucedidas. Cada capítulo apresenta um conjunto de “Lições para líderes”, que ilustra como os líderes podem aprender com esses exemplos para conduzir o tipo de mudança organizacional necessária para dar à sua empresa vantagem competitiva. Por meio de uma análise de uma série de estudos de caso de mudança real de cultura, eles fornecem ao leitor uma ferramenta de medição útil e relevante – construída sobre a teoria organizacional relevante em sua escolha das dimensões a serem medidas – e, mais importante, eles mostram como todo o processo de pesquisa se integra a um processo de mudança contínuo.

Toda organização humana cria uma cultura única e própria. Desde uma pequena empresa familiar que funciona em sua cidade natal até uma grande corporação global que inclui várias culturas nacionais e fusos horários, cada organização tem uma idade distinta. Por mais que tentemos olhar para o futuro, o conhecimento incorporado em nossa cultura corporativa sempre é o conhecimento de ontem, desenvolvido para atender desafios do passado. Que parte do passado devemos preservar para o futuro? Como adaptar os princípios do passado para abordar problemas do futuro? A cultura não é apenas um aspecto do jogo – ela é o jogo.

“Pesquisas realizadas nas últimas duas ou três décadas mostram que a cultura de uma organização tem impacto sobre o desempenho dos negócios de quatro principais maneiras: criando o sentido de missão e direção de uma organização, construindo um alto nível de adaptabilidade e flexibilidade, nutrindo o envolvimento e o engajamento de seu pessoal e fornecendo uma consistência que está fortemente enraizada em um conjunto de valores essenciais”, afirmam os autores.