A importância da manutenção de equipamentos elétricos

São Paulo – SP 16/10/2019 –

É muito importante que quem trabalha com equipamentos elétricos tome cuidados para preservar esses equipamentos de falhas por desgaste ou por falta de manutenção.

A eletricidade é um recurso muito importante para tudo hoje em dia e é muito usada tanto em casas quanto em indústrias. As indústrias, especialmente, utilizam de equipamentos elétricos para diversos processos industriais, seja de produção ou na própria logística. Mas para seu bom funcionamento é necessária a utilização de equipamentos de qualidade.

E quem trabalha com esses equipamentos elétricos sabe que muitas vezes eles podem apresentar falhas por desgaste ou por falta de manutenção. Por isso, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados para preservar esses equipamentos. Mas quais cuidados são necessários?

Cuidados com equipamentos elétricos

Equipamentos eletromecânicos ou elétricos, como os contatos elétricos, responsáveis por permitir ou impedir a passagem da corrente elétrica em um circuito, por exemplo, muitas vezes precisam de manutenção, pois com o tempo e o uso eles podem sofrer desgastes. A Contato Comp, especialista em fabricação e recuperação de contatos elétricos traz algumas dicas importantes: “Existem quatro pilares responsáveis para uma boa manutenção dos contatos elétricos, sendo elas a higienização, a recuperação, a inspeção e a contratação de uma empresa especializada”, conta. A seguir, seguem as especificações de cada item elencadas pela empresa.

Higienização: com o uso contínuo dos equipamentos, é normal que sujeiras se acumulem, como pó ou teias de aranha. Por isso, é importante higienizar sempre as peças para que esse acúmulo de sujeira não danifique os equipamentos e não atrapalhe os processos de produção ou logística e movimentação de carga;

Recuperação: é preciso estar atento aos sinais de deterioração ou desgaste dos componentes elétricos para que seja feita uma recuperação. Assim não haverá perda de equipamentos e a empresa não precisará arcar com mais custos na compra de novos;

Inspeção: manter uma inspeção periódica é importante para identificar possíveis falhas. Verificar com antecedência se há ruídos nos equipamentos ou algo fora do comum é de extrema importância;

Empresa especializada: quando os problemas são identificados, é importante contratar os serviços de profissionais qualificados na recuperação dos componentes elétricos para que o serviço seja realizado de forma precisa e assertiva, conservando as características originais.

Todos esses passos são necessários para o bom funcionamento dos equipamentos e para garantir processos de qualidade na empresa.
No mercado desde 1994, a Contato Comp já atuou desde sua fundação nos segmentos sucroalcooleiro, cimenteiro, siderúrgico e automotivo. Com garantia de qualidade nos processos industriais, a empresa conta com uma equipe especializada e competente. “Além dos serviços de recuperação, também oferecemos produtos, como anéis coletores, contatos elétricos especiais, cordoalhas e jumpers, empilhadeiras e paleteiras, linha de reposição e molas e cavaletes”, finaliza.

Website: https://www.contatocomp.com.br/

Web Site: