A importância da musculação no tratamento de lesões

Santo André, São Paulo 1/3/2013 – Através da musculação é possível recuperar a amplitude dos movimentos, o equilíbrio, o desenvolvimento das forças musculares e reestabelecer o controle neuromuscular

A modalidade, como o próprio nome já indica, tem grande capacidade de desenvolvimento muscular. “Através da musculação é possível recuperar a amplitude dos movimentos, o equilíbrio, o desenvolvimento das forças musculares e reestabelecer o controle neuromuscular, que permite ao aluno melhor eficiência nos movimentos corporais”, conta Felipe Passos Garcia professor da Academia Equilíbrio ABC.

Geralmente, os indivíduos em fase de recuperação passaram um longo período em repouso ou imobilizado, isso causa um enfraquecimento dos músculos, deixando-os vulneráveis para novas lesões. Ou seja, o fato da pessoa exercitar-se, além de auxiliar na recuperação, também previne torções, distensões e outros problemas.

As principais lesões tratadas nas academias são as localizadas nas articulações de joelho e ombro, e dores na coluna como lombalgias. Felipe explica quais os exercícios que geralmente são recomendados: “As lesões de ombro geralmente são tratadas com exercícios para o manguito rotador, que é um grupo de músculos e tendões que estabilizam o ombro”.

Para as lesões de joelho a prioridade são os exercícios de cadeia cinética fechada, como agachamento e leg, e isométricos. Já para as dores na coluna o indicado é trabalhar com as atividades abdominais e lombares.

O profissional ainda destaca que é importante que a pessoa só procure uma academia, quando estiver clinicamente liberada pelo médico para fazer um reforço muscular.

A musculação pode passar de aliada a inimiga, quando não há o acompanhamento necessário, pulando etapas e expondo seu corpo a novos problemas. “O risco maior é a chance de desenvolver alguma lesão devido a algum exercício realizado de forma não correta, ou por pegar excesso de peso. Fora a lesão também tem a chance do aluno demorar muito ou não conseguir conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem” relata Felipe.

Sobre a Academia Equilíbrio ABC

A Academia Equilíbrio ABC foi fundada em 2002. Ela era restrita a apenas algumas modalidades de atividades físicas. Em 2005, mudou de dono e passou por uma reformulação. Hoje a academia é referência no seu segmento, conta com profissionais qualificados e equipamentos modernos. Os seus serviços são voltados para o corpo e para a mente.

Telefone: (11) 4461-0527

Endereço: Rua Padre Miquelino, 31, Utinga, Santo André/SP

Site: http://academiaequilibrioabc.com.br

Facebook: Academia Equilíbrio ABC

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 6h às 22h30 e aos sábados das 8h às 15h

Web Site: