A importância da vistoria cautelar e onde fazer

Curitiba,PR 23/12/2019 –

Comprar um carro envolve um investimento significativo. Com o alto preço de carros novos e a rápida taxa de desvalorização de veículos novos após a compra, muitos consumidores preferem procurar por carros usados.

Quem compra um veículo usado deve sempre levar em conta a procedência do automóvel.

No mercado de seminovos podem haver inúmeros tipos de irregularidades em carros que estão sendo comercializados.

Mesmo que adquirir carros usados tenha certos benefícios e pareça uma opção prudente de investimento, os compradores ainda precisam ser inteligentes em suas escolhas. Carros usados que são vendidos em condições duvidosas ou com danos e/ou problemas escondidos podem se tornar grandes problemas, sejam financeiros, ser responsabilizado por algo ilegal que o veículo tenha se envolvido ou até mesmo responder criminalmente à processos.

Para evitar esses e outros possíveis problemas futuros existe a vistoria cautelar.

O que é a vistoria cautelar veicular?

Mesmo sendo um serviço previsto por lei federal desde 2015 (lei federal 13.111 – 03/15, obriga lojista a fornecer a procedência do veículo) que grande parte dos motoristas ainda não conhece, a vistoria cautelar cada vez mais se torna crucial nos processos de compra e venda de veículos usados.

Numa vistoria cautelar examina-se toda a estrutura veicular do automóvel. Verifica-se desde a longarina, câmbio e ainda complementa o relatório com dados sobre eventuais reparos significativos em partes, painéis dianteiro e traseiro, laterais, o painel inferior e a travessa do motor, dentre outras partes do carro. É verificado também os números de chassi e motor e etiquetas de identificação para a certificação de que não houve alterações, vidros, pintura, entre outras peças. Tudo é examinado minunciosamente e caso seja verificada alguma irregularidade o veículo é reprovado.

Além do lado técnico, um outro item muito importante checado na vistoria cautelar é a documentação do automóvel. Á partir do documento do carro, do chassi e da placa, é possível ser feita uma pesquisa completa, verificando todo o histórico do carro desde o momento em que saiu de fábrica até o momento da vistoria. Desde multas, se foi vítima de sinistro, se é oriundo de leilão, ou até mesmo se existe algum bloqueio administrativo ou judicial.

Ao final de todo esse processo, a empresa responsável fornecerá um laudo. Laudo esse que classificará o automóvel como aprovado, caso esteja em condições adequadas, aprovado com ressalvas, caso ele precise de algumas manutenções ou reprovado, se o carro possuir falhas graves.

Porque fazer uma vistoria cautelar?

Essa vistoria se torna a única segurança para impedir que o consumidor adquira um carro com diversas irregularidades, que podem ir desde a documentação até outras peças fundamentais do veículo. Principalmente nos dias de hoje, com muita gente fazendo de tudo para maquiar o automóvel na hora de vender

Com um atestado de uma empresa especializada garantindo as condições legais e técnicas do carro, os compradores em potencial de seminovos se sentem muito mais seguros e propensos a fazer a compra.

O laudo cautelar é valido somente para o momento em que o carro está no pátio para a vistoria, para o comprador estar ciente do estado do veículo. Ele é importantíssimo para facilitar a revenda do carro, prevenir acidentes, trazer segurança para o motorista e ainda garantir que nenhuma norma está sendo descumprida.

Onde fazer?

Em Curitiba e Região Metropolitana é possível contar com a Zero Auto para esta finalidade. Pode-se solicitar um orçamento pelo WhatsApp no (41) 99122-0722 ou através do site em https://www.zeroauto.com.br/

Website: https://www.zeroauto.com.br/

Web Site: