A importância do Employer Branding e como ele pode melhorar a reputação das empresas

São Paulo, SP 16/3/2020 – A missão de promover novas culturas, transformar ambientes e desenvolver ações de integração na maioria das vezes acaba ficando nas mãos dos times de RH.

Hoje em dia, um termo muito comum que começou a ser usado entre as empresas e tem se destacado dentre as iniciativas dos times de Recursos Humanos é sobre o valor do Employer Branding. Estratégias para conquistar a fidelidade dos colaboradores, promover espaços e ações em busca do bem-estar e uma boa ambientação para todos, além das alternativas para conseguir manter e reter grandes talentos, faz parte desse plano de se tornar uma marca empregadora consolidada entre as diferentes gerações que ocupam o mercado de trabalho. Entretanto, engana-se quem acredita que esse termo se resume apenas na manutenção dos funcionários nas organizações – atualmente, o termo também se aplica para empresas que querem atrair novos candidatos, os quais podem ser influenciados pela boa reputação da empresa, que é transmitida, divulgada e representada pelos próprios colaboradores que possui.

A importância desse trabalho para a construção da marca dentro do contexto  da empresa faz com que os próprios colaboradores se tornem divulgadores e influenciadores da marca, de forma totalmente voluntária: simplesmente ao demonstrarem satisfação e realização, tanto pelo ambiente físico, quanto pela cultura organizacional desenvolvida pela organização, o que consequentemente reflete na percepção de felicidade e bem estar no ambiente em que trabalham.

A missão de promover novas culturas, transformar ambientes e desenvolver ações de integração na maioria das vezes acaba ficando nas mãos dos times de Recursos Humanos. Essa construção e manutenção de uma boa imagem da empresa pode ser um caminho com muitos desafios, mas todo o esforço vale a pena para montar times cada vez mais fortes e consolidados com pessoas que amam trabalhar com o que fazem.

Uma forma interessante de trabalhar nesse processo de tornar as empresas um lugar ideal para trabalhar é perceber o poder que as redes sociais possuem entre os seus colaboradores e analisar como ir além para transformar a comunicação e a conexão entre seus times, colaboradores e como eles interagem com a marca da empresa.

Trabalhar com redes sociais corporativas, como o Google Currents, pode auxiliar as organizações a se conectarem de uma forma autêntica com seus colaboradores. Se torna uma via de mão dupla: a empresa interagindo e ouvindo o que o colaborador tem a dizer e, ao mesmo tempo, o colaborador se engajando com as iniciativas e ações que a empresa proporciona a ele.

Posts rápidos, dinâmicos e cheios de conteúdo em um feed que simula a linha do tempo, que promove as informações mais relevantes e destaca as publicações necessárias estimulam o colaborador a interagir curtindo, comentando, compartilhando os seus conteúdos, além de permitir que siga e se conecte com os demais trabalhadores da organização.

Utilizando hashtags, a empresa pode validar se os seus funcionários realmente se engajam com a publicação realizada, e também pode auxiliar que a informação chegue às pessoas certas – segmentadas por níveis de interesse, departamentos, entre tantos outros. Existem inúmeras estratégias digitais para engajar os colaboradores, mas mantê-los em um ambiente seguro, restrito à empresa e que garante a conexão certa faz toda a diferença na hora de pensar em inovar.

O Currents é uma ferramenta do pacote de aplicativos colaborativos da plataforma G Suite, e funciona como um espaço para criação de comunidades exclusivas para os funcionários da empresa. Com esta rede social, é possível que a equipe de RH crie espaços comunitários leves e descontraídos, para se comunicar e dar voz a todos os funcionários. Além de ser uma rede social corporativa exclusiva para empresas, o Currents se integra a todos os outros apps da plataforma G Suite tornando o  trabalho ainda mais colaborativo com o seu Drive, Agenda, Gmail, Docs, entre outros.

A Gentrop, parceira oficial do Google, auxilia as organizações na transformação do ambiente corporativo com as ferramentas do G Suite. Mais do que uma plataforma inovadora, as empresas podem desenhar um plano de inovação, trazendo a transformação digital em todo o processo de mudança. Do colaborador ao processo mais estratégico, tudo é pensado e estruturado para que a adaptação das empresas sejam um grande sucesso.

Equipes de Recursos Humanos, pessoas, comunicação interna, recrutamento e seleção, entre tantas outras áreas de inovação, podem contar agora com uma solução nativa do Google que garante muito mais do que interação: garante experiências verdadeiras com a marca.

Para saber qual a estratégia de employer branding que mais pode dar certo e como inovar com o Google G Suite, entre em contato com a Gentrop: contato@gentrop.com | www.gentrop.com

Website: https://www.gentrop.com/

Web Site: