A importância do FinOps na Otimização de Custos na nuvem

São Paulo/SP 4/12/2019 – Dentre as vantagens da aplicação dessa metodologia está a otimização de recursos financeiros (sem sacrificar a segurança do sistema)

A otimização de custos dos recursos de TI é um dos benefícios que atrai empresas para os serviços em nuvem. E, com a ajuda do FinOps, tornou-se mais fácil gerenciar e prever custos com base em um controle mais rígido sobre as finanças.

Dentre as vantagens da aplicação dessa metodologia está a otimização de recursos financeiros (sem sacrificar a segurança do sistema) e a liberação de capital para outros investimentos.

Isso permite, de fato, que empresas cresçam e busquem a expansão dos negócios.

Mas o que é exatamente FinOps e qual a importância atual no cenário empresarial e de TI?

E neste conteúdo será abordado mais sobre o assunto

Qual a dificuldade de gerenciar os custos dos serviços de computação em nuvem?

A computação em nuvem, com destaque para plataformas como Google Cloud , AWS e Azure auxilia inúmeras corporações a darem um grande salto nas operações.

Contudo, é fato que muitas delas não conseguem gerir de forma eficiente os custos da cloud. Parte dessas organizações ainda luta com a otimização de custos dos recursos da nuvem.

Ao optar pela tecnologia em nuvem, muitos gestores consideram apenas os investimentos e curto prazo, aqueles relacionados às fases de planejamento e implantação.

Contudo, há custos adicionais de médio e longo prazos, que precisam ser relacionados na planilha para uma gestão global mais eficiente e que evite despesas desnecessárias para a empresa.

Principais custos do cloud computing

A seguir, alguns itens que podem gerar custos para empresas caso sejam negligenciados durante a migração de dados para a nuvem:

Uso de plataforma robusta;
Administração de plataformas;
Monitoramento de atividades;
Migração de aplicações para nuvem;
Contratação de largura de banda ideal para acesso às aplicações externas;
Prevenção contra prever implantações malsucedidas;

Então, para facilitar o processo de entendimento dos custos, muitos gestores apelam para o FinOps.

O que é FinOps?

Em um ambiente com várias nuvens e plataformas diferentes, é um verdadeiro desafio otimizar os custos dos recursos da nuvem. Esse desafio deu origem a uma nova disciplina: operações financeiras ou FinOps.

O FinOps é um modelo operacional para a nuvem. Como uma combinação de sistemas, práticas recomendadas e cultura, esse modelo aumenta a capacidade da organização de entender os custos da nuvem.

Da mesma maneira que o DevOps revolucionou o desenvolvimento quebrando silos e aumentando a agilidade, o FinOps aumenta o valor comercial da nuvem.

Além de reunir profissionais de tecnologia, negócios e finanças com um novo conjunto de processos.

3 formas de otimizar os custos da nuvem

Para profissionais de FinOps, Líderes de TI ou de negócios preocupados com o controle de despesas entender formas de otimizar os custos da nuvem é primordial.

Revise a estratégia de recuperação de desastres

Mais empresas estão aproveitando a AWS e o Azure para recuperação de desastres.

Essas soluções na nuvem de pagamento conforme o uso podem garantir total acessibilidade e disponibilidade de dados, sem a necessidade de duplicação de recursos.
Avalie se está usando a nuvem certa

Suas aplicações de missão crítica podem se beneficiar da nuvem pública. No entanto, isso não significa que todas as workloads precisam ser implantadas no mesmo ambiente cloud.

Além disso, as tecnologias em nuvem estão cada vez mais sofisticadas. Por isso, vale revisar as implantações na nuvem anualmente para garantir as cargas de trabalho certas nas nuvens certas.

Otimizar a implantação na nuvem

Ao implantar workloads em uma plataforma em nuvem como AWS, Google Cloud ou Azure pela primeira vez, ter um parceiro experiente que saiba todas as dicas e estratégias pode ser um recurso valioso.

Website: https://br.claranet.com/

Web Site: