A influência de um bom marketing na política

15/7/2020 –

O ambiente do marketing vive em constante mudança, por isso manter-se atualizado é necessário e muito eficaz.

Na atualidade o marketing têm se destacado cada vez mais, diante dos acontecimentos recentes, muitas pessoas optaram pelo meio digital, oferecendo diversos tipos de serviços, por se tornar  mais prático, econômico e inclusive seguro. Com a crise econômica que atinge o mundo todo, os empreendedores vêm buscando alternativas para manter-se no mercado.

O ambiente do marketing vive em constante mudança, por isso manter-se atualizado é necessário e muito eficaz. As empresas estão se adaptando e buscando formas de crescimento, utilizando-se de tecnologia e redes sociais, para divulgação de forma rápida e expansiva. Este tipo de comunicação se encaixa em inúmeros aspectos, como mercado de trabalho, vida pessoal, política etc.

Uma das funções do marketing é permitir uma comunicação mais eficiente, e que seja acessível para todos os públicos. No âmbito político o marketing é uma ferramenta de grande influência, pois proporciona aos eleitores ficarem informados e aproximá-los da vida política. O principal objetivo é que através de estratégias direcionadas, a comunicação entre os eleitores e o candidato, seja clara, simples e objetiva. O conjunto de técnicas ligadas a publicidade pode causar grande impacto no resultado, tratando-se da estratégia usada corretamente. A falha neste tipo de comunicação pode acarretar dificuldade da população em ter acesso as propostas, e pode significar a perda de muitos votos a favor do respectivo candidato.

Um nome associado a grandes estratégias de marketing político é João Miras, conhecido internacionalmente por seus projetos governamentais e eleitorais desenvolvidos para agências, produtoras de pesquisa, empresas e partidos. Miras é um publicitário ítalo-brasileiro com uma carreira extensa, cerca de 40 anos atuando no mundo todo.

Através de mais de 200 trabalhos, em 16 estados brasileiros e outros 4 países, João obteve reconhecimento como um dos maiores public brand makers do país, pela sua especialização em planejamento estratégico de comunicação para governos e prefeituras. Além de ter discursado em mais de 300 palestras, fez parte de 400 conferências, inclusive na Alemanha.

João também é Membro da AAPC (American association political consultant) e das maiores associações mundiais e no Brasil. Fonte para defesa de teses em várias universidades e citado em livros técnicos da área.

Instrumento de referência acadêmica, João é autor de dois livros, elogiados por muitos professores universitários da área da comunicação. Miras é autor do livro “Política e Comunicação – A evolução da democracia e a propaganda em 122 anos de República no Brasil”. Uma obra muito elogiada, contando com dados históricos comunicacionais e políticos, os quais levaram cerca de 10 anos para serem documentados. Um livro que se tornou uma fonte confiável para informação e conteúdo. Miras também é autor do livro “Pensando fora da caixa. Uma coleção de imagens escritas sobre um jeito de pensar a vida e a política.” O livro é dedicado a todos que gostam de comunicação, e valorizam o compromisso de mostrar a verdade, com clareza e responsabilidade. A obra relata pensamentos que possam ajudar e informar, concretizando assim, seu maior objetivo, que é compartilhar seu conhecimento político e de comunicação com os demais.

João trabalhou em emissoras de rádio e televisão, formulando projetos gráficos e editoriais para empresas. Executou trabalhos para agências de propaganda, criando e consolidando marcas, se destacando neste quesito. Seu trabalho é muito reconhecido, sendo citado em muitas fontes especializadas, com citações em livros e artigos publicados em portais de notícias nacionais e internacionais.

O comunicador também prestou muitos serviços para vários partidos, no desenvolvimento de projetos para o fortalecimento dos estudos políticos, com implementação de planos de comunicação visando ampliar o conhecimento em todos os estados e regiões. João forneceu mais de 300 entrevistas para órgãos de comunicação do Brasil e outros países.

Com mais de 30 mil seguidores no Twitter e Facebook, em suas redes sociais, Miras se torna um ícone relevante neste seguimento, sendo especialista em marketing digital, atua na produção de conteúdos conceituais ligados a comunicação, do qual gera interesse em muitas pessoas.

João Miras confirma a importância da comunicação na vida de todos os indivíduos, ‘’A comunicação está na gênese da existência. Ela é condição fundamental para a existência das espécies. Amadores no campo dos projetos empresariais e sócio políticos produzem grandes desastres de relacionamentos e de busca de convergências e consensos. Há inumeráveis casos que atestam isso”.

Um de seus maiores compromissos é com a verdade, pois se comunicar é intervir na percepção da realidade, e em todos esses anos atuando como comunicador, ele afirma que extraiu de suas experiências a seguinte conclusão, ‘’Em política a realidade é a percepção. Só se vence um processo eleitoral ou se consolida a imagem de um governo se for possível dominar uma realidade constatada e, com amplitude de técnicas, projetá-la para o mundo real dos segmentos humanos”.

Miras afirma que numa sociedade saturada de comunicação é necessário aos agentes governamentais e políticos posicionarem-se adequadamente perante os segmentos da sociedade.

A comunicação é o único instrumento que pode proporcionar ao governante a capacidade de se fazer ouvir e ser aceito, persuadir e gerar consentimento. É mais fácil conquistar o poder do que mantê-lo.

Website: https://bit.ly/2DEiKTj

Web Site: