A música e a identidade da marca no ponto de venda

25/4/2013 –

A simples possibilidade de ouvir música em ambiente de loja tem muito mais vantagens do que tornar as compras mais agradáveis. Segundo pesquisa realizada pela Entertainment Media Research, especializada em antropologia do consumo, 82% dos compradores acreditam que a música tem o poder de transformar o humor. Portanto, se usada estrategicamente em ambientes comerciais, a música vai proporcionar uma atmosfera mais atrativa para os consumidores, resultando em aumento nas vendas e maior identificação com a marca.

A ideia por trás da identidade musical é preencher todos os sentidos do indivíduo a partir do momento em que ele entra no PDV. Já existe uma preocupação com a identidade visual: layout do PDV, materiais impressos, banners, etiquetas, prateleiras etc. Mas e se o cliente fosse capaz de identificar em que loja está entrando, mesmo de olhos vendados? Essa sensação de reconhecimento é proporcionada por um trabalho ambientação musical customizada.

Um som que agrade o consumidor dentro de uma loja pode aumentar as compras em até 30%, segundo o livro The Social and Applied Pshychology of Music, de Adrian C. North. Afinal, comprar também é um ato emocional e a trilha sonora que acompanha este momento pode ser fundamental para criar o clima da marca, ligado à sua identidade. Aí que entra as soluções customizadas da RDS Multimídia, pioneira em mídia indoor no país: a Rádio Indoor e a ambientação musical.

Por ser tão relevante no processo de engajamento do consumidor com a marca, que resultará em vendas, a ambientação musical tem que ser pensada estrategicamente, precisa ter a identidade da marca, deve estar ligada aos seus conceitos e objetivos. “É tudo um processo inconsciente: o ambiente agradável, o posicionamento da marca, os produtos, o perfil de clientes, e assim definimos uma programação musical adequada para o lojista”, explica Marcel Soares, Consultor de Marketing da RDS Multimídia. “A música exprime sensações e emoções, por isso seu papel é fundamental na decisão de compra do consumidor”, afirma.

Com a ambientação musical, a playlist correta faz com que clientes permaneçam mais tempo na loja e identifiquem a marca. A Rádio Indoor, por exemplo, é uma verdadeira emissora de rádio 100% da marca, com programação musical e também vinhetas, comerciais institucionais e promocionais – sempre trazendo o consumidor para mais perto da marca. Com soluções mais avançadas, uma rádio indoor ainda pode transmitir, ao vivo, promoções disponíveis naquele momento para os clientes de loja.

Procurada por grandes redes de varejo para implantar soluções de mídia indoor, a RDS Multimídia é responsável pela Rádio Indoor da rede Cacau Show, Droga Raia, Lojas Marisa, supermercados Coop entre outras.

Tecnologia por trás da rádio

A RDS tem diversas opções de tecnologia de transmissão: via satélite, internet ou intranet, e pode ter cobertura nacional, ao vivo para todos os pontos simultaneamente, ou com conteúdo diferenciado para pontos distintos da mesma rede. “O perfil do público pode mudar bastante de acordo com a região das lojas, o que torna necessária a produção de conteúdo diferente para pontos da mesma rede”, explica Marcel.

Para o uso das músicas em locais públicos, é necessário o recolhimento do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais), que repassa esse valor aos autores das obras. A RDS tem uma ampla seleção musical isenta de ECAD, dispensando o recolhimento dessa taxa.

Sobre a RDS Multimídia

Há 15 anos no mercado, a RDS Multimídia é pioneira na criação e transmissão de canais de Rádios e TVs Corporativas no varejo. A RDS especializou-se no desenvolvimento de “mídias em pontos de venda”, solução diferenciada para as mais diversas redes do varejo. É a comunicação indoor trabalhando em favor da loja justamente no momento da decisão de compra do consumidor.

Além de rádios e TVs corporativas, a RDS também desenvolve outras soluções inteligentes para o PDV. Hoje, as mídias RDS estão presentes em mais de 5.000 pontos de venda em todo o país.

www.rdsmultimidia.com.br