A realização de cirurgia plástica no verão cresce no Brasil

São Paulo – SP 16/12/2019 – “Um corpo saudável irá se recuperar de uma cirurgia independente da estação do ano”, comenta o Dr. Fernando Almeida Prado, ex-Presidente da SBCP.

Todos os anos, com a chegada da estação que é a cara do Brasil, o mercado de beleza vem demonstrando também um forte aquecimento nos números. Muito calor, roupas leves, praia, piscina e férias – e o corpo fica mais à mostra. Por isso, o número de homens e mulheres que vem recorrendo as cirurgias plásticas vem crescendo consideravelmente a cada ano. Segundo o Dr. Fernando Almeida Prado, cirurgião plástico, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional SP), e atual Membro do Departamento Científico da SBCP Nacional, o número de intervenções nesta época do ano cresce, em média, 20% ao ano. “É muito comum as pessoas pensarem que o verão não é um bom período para a realização de cirurgias plásticas, mas este mito vem caindo, como nos mostram os números de procura”, afirma o especialista. No entanto, o profissional alerta para alguns cuidados especiais que devem ser observados.

 

Tempo e cuidados com o pós-operatório: é importante levar em consideração o tempo que de recuperação, afinal, será necessário afastar-se por um período do trabalho e de algumas atividades, considerando a recomendação médica. A ansiedade ou necessidade de voltar ao trabalho pode fazer com que os cuidados exigidos não sejam observados, o que pode comprometer o resultado final. Sendo assim, uma das principais vantagens em realizar uma cirurgia plástica neste período do ano é a possibilidade, que muitas pessoas possuem, em sair de férias. Assim, sem se preocupar no retorno rápido ao trabalho, é possível manter as orientações do médico e garantir um resultado altamente satisfatório. Ou seja, as temperaturas elevadas não são empecilho para a tão sonhada cirurgia plástica.

 

“Um corpo saudável irá se recuperar de uma cirurgia independente da estação do ano”, comenta o Dr. Fernando Almeida Prado. O médico afirma que o frio pode, sim, amenizar inchaços e edemas, e que a malha compressiva poderá incomodar menos no inverno. Porém, não são fatores decisivos para o sucesso da cirurgia. Segundo ele, os inchaços podem ser amenizados com sessões de drenagem linfática (fundamentais no pós-operatório em qualquer época do ano), e uma vez que a paciente está em repouso, basta manter-se em ambiente fresco e arejado para reduzir o desconforto com o uso da cinta – malha compressiva (que evitam fibroses e reduzem o inchaço).

 

Cuidados no verão: após decidir pela cirurgia no verão, é preciso considerar alguns pontos, como:  

– evitar a exposição ao sol, pois os raios solares podem causar manchas e prejudicar a cicatrização.

– usar a cinta (malha) compressora; o uso correto das cintas está diretamente relacionado ao sucesso do resultado da operação realizada.

– manter repouso conforme a orientação do médico; da mesma forma, o paciente deverá evitar qualquer tipo de esforço.

– academia: é necessário aguardar o período indicado pelo médico. A prática de exercícios, independente da estação do ano, possui restrições, variando o período para cada tipo de cirurgia realizada.

 

Cirurgias plásticas mais procuradas no verão: no Brasil, as cirurgias plásticas mais procuradas são: Lipoaspiração, Mamoplastia de aumento, Redução da mama, Mastopexia (elevação das mamas, eliminação da flacidez da pele e correção do posicionamento das auréolas), Abdominoplastia, Otoplastia (correção das orelhas).

 

Porta-voz l Fonte: Dr. Fernando Almeida Prado.

Membro Titular da S.B.C.P (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Membro da ISAPS (Internacional Society of Aesthetic Plastic Surgery)

Presidente da SBCP Regional São Paulo (2014/15)

Departamento Científico da SBCP Nacional (2016/17/18/19)

Staff do Serviço de Cirurgia Plástica Osvaldo Saldanha

Website: https://www.drfernandoprado.com.br

Web Site: