A realização do sonho da casa própria pelo consórcio

28/11/2019 –

Muitos brasileiros compartilham um sonho: adquirir a casa própria. O consórcio imobiliário pode ser uma boa opção, ainda mais que não pratica altas taxas de financiamento. Atualmente, o consórcio é a forma mais vantajosa e prática de investimento para a compra de um bem (seja um imóvel ou um automóvel, por exemplo), pois permite a aquisição de forma planejada e o interessado pode escolher entre diversos valores de carta crédito, de acordo com seu poder de compra.

Estudo feito em parceria pela Serasa Experian e o Banco Central reforça a importância econômica do consórcio para as famílias: 69% da população não pouparam nos últimos 12 meses e 56% não planejam orçamento doméstico. Segundo José Climério Silva de Souza, Diretor-Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, o consórcio serve como instrumento de educação financeira para as pessoas, pois aprendem a se planejar e a poupar pensando no futuro. “Sobre o valor da parcela do consórcio não há incidência de juros. Certamente é a escolha mais segura para planejar e transformar o sonho de comprar um imóvel em realidade”, comenta.

Os compradores de imóveis que já participam de grupos de consórcio podem usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra. Isso pode ocorrer em três momentos: antes da contemplação por sorteio, para oferecer lances e concorrer à carta de crédito; após a contemplação, para completar o valor da carta de crédito e comprar um imóvel de maior valor; ou após a compra do imóvel, para pagar parte das prestações ou amortizar e liquidar o saldo devedor. “O saldo da conta vinculada ao FGTS pode ser um excelente aliado para facilitar ou adiantar a compra do imóvel”, explica José Climério.

A procura dos brasileiros pelo consórcio tem aumentado. No primeiro semestre de 2019, houve crescimento de 15% na venda de novas cotas, em comparação ao mesmo período de 2018, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). “O consórcio Bancorbrás cresceu 19% nesse mesmo período”, comemora o Diretor-Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

Vantagens do Consórcio de Imóveis:

• Pelo consórcio, o comprador do imóvel não paga juros e não precisa dar entrada nem tampouco intermediárias;

• O sistema conta com várias opções de crédito, prazos e parcelas que cabem no orçamento do consorciado;

• O consorciado tem a possibilidade de usar o saldo do FGTS para dar lance ou aumentar o valor do crédito;

• O valor da carta de crédito acompanha o reajuste das parcelas (INCC – Índice Nacional de Custo da Construção), o que mantém o poder de compra;

• Ao ser contemplado, o consorciado pode usar a carta de crédito para adquirir um imóvel novo ou usado, terrenos e até realizar reformas ou construções em qualquer lugar do território nacional;

• O sistema de consórcio conta com legislação específica e a administradora deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central, o que traz mais segurança ao consumidor.

Critérios para o uso do FGTS

Para acessar o benefício de aquisição de imóveis usando o FGTS é preciso pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS, não pode ser proprietário de imóveis financiados pelo SFH – Sistema Financeiro da Habitação, em qualquer parte do território nacional e não pode ser proprietário de imóvel residencial concluído ou em construção no atual município de residência onde resida ou em municípios vizinhos.

É também necessário que o imóvel adquirido pelo consórcio seja residencial urbano, registrado em cartório com data da aquisição e nome do titular da conta. Tendo em vista que o valor máximo de avaliação do imóvel e data de aquisição não podem exceder ao limite estabelecido para as operações do SFH.

Como funciona o consórcio?

O consórcio tem como objetivo disponibilizar crédito para a aquisição de bens. Essa modalidade consiste na organização de um grupo que receberá quantias mensais durante um certo período de tempo de todos os integrantes para criar uma “poupança” conjunta. Durante esse período previamente estabelecido, um ou mais integrantes serão sorteados para receber o valor necessário para a compra que será definido na criação do grupo. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem contemplados. No final do tempo estabelecido para o consórcio, todos os participantes serão beneficiados.

Outras formas de utilização do consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis serve a vários fins. Pode ser um meio para comprar imóveis novos ou usados, residenciais ou comerciais, terrenos, para construção, reforma, quitação de financiamento imobiliário e quitação de saldo devedor de imóvel na planta. “O consórcio evoluiu muito nas últimas décadas e também as empresas passaram a adquirir cotas para planejar suas ações, como a expansão de suas atividades”, diz José Climério.

Para mais informações, acesse https://www.bancorbras.com.br/consorcios/ ou ligue para 3004 6863 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 8484 (demais localidades).

BANCORBRÁS

A Bancorbrás (www.bancorbras.com.br) atua nos segmentos de Consórcio, Seguro e Turismo, com sede no Distrito Federal e filiais nos estados de Minas Gerais, Ceará, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Na área de Turismo, conta com o Clube de Turismo Bancorbrás (presente em todas as regiões do país e com mais de 10 mil hotéis conveniados no Brasil e no exterior) e com a Agência de Viagens Bancorbrás (especialista em formatação de pacotes turísticos nacionais e internacionais, e em grupos como maior idade, adolescentes, escolares, corporativos, esportivos, entre outros). A Empresa também atua como Administradora de Consórcios (automóveis, imóveis, entre outros) e como Corretora de Seguros (vida, auto, residencial, empresarial e viagem). Para fomentar as iniciativas de desenvolvimento educacional, cultural, esportivo e social voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social, a Empresa mantém o Instituto Bancorbrás, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove ações de cidadania.

Website: https://www.bancorbras.com.br/

Web Site: