A tecnologia móvel pode ser uma grande aliada na gestão das empresas

São Paulo, SP 3/12/2019 – Ver a tecnologia de outro ângulo pode ser o início de uma nova fase dentro da instituição, aumentando a eficiência da produção e minimizando os erros.

A tecnologia móvel nas empresas é uma realidade cada vez mais constante. Segundo um estudo feito pela Zebra Technologies Corporation, empresa revolucionária na estrutura de negócios com soluções digitais, o investimento nesse tipo de tecnologia é considerada alta prioridade em 55% das organizações brasileiras. Além disso, outras 41% estão com preferência crescente com relação a este assunto.

O acesso digital passou a fazer parte da rotina de todos os brasileiros. De acordo com o site Internet World Stats, o Brasil é atualmente o quinto país com maior número de conexão ao mundo virtual. Com o avanço tecnológico em aparelhos móveis, houve um crescimento dentro do ambiente corporativo.

O tradicionalismo que separava a vida pessoal da profissional já não existe. Hoje em dia, os dois mundos estão totalmente conectados, isso porque o avanço virtual deu ao ser humano a possibilidade de visualizar seus compromissos e realizar tarefas de qualquer lugar. Essa é uma das grandes vantagens que a tecnologia móvel nas empresas trouxe ao mundo corporativo. 

O impacto da tecnologia móvel nas empresas para a redução dos custos

Investir em tecnologia pode não ser algo barato. Essa é uma dúvida que muitos empresários têm e, por isso, adiam o investimento em avanços tecnológicos dentro de seus negócios. 

Porém, adotá-la para o cotidiano das empresas pode render uma maior economia, em curto, médio e longo prazo. Se os processos internos forem automatizados, por exemplo, no setor financeiro, haverá significativa diminuição de erros operacionais, gerando a economia dos gastos substanciais. Além disso, os profissionais do setor podem trabalhar melhor o seu tempo dentro da organização.

Ver a tecnologia de outro ângulo pode ser o início de uma nova fase dentro da instituição, aumentando a eficiência da produção e minimizando os erros. Uma possibilidade de fazer mais com os mesmos recursos.

Atualmente, com as novas tecnologias surgindo no mercado, é impossível não reconhecer que ela causa grande impacto no desenvolvimento organizacional. Usá-la é indispensável, pois uma empresa que não acompanha os avanços corre o risco de ser extinta do mundo dos negócios.

Trabalhar com tecnologia móvel nas empresas é uma maneira de aperfeiçoar o tempo da equipe de profissionais. E, principalmente, para aqueles que necessitam ir a campo, ou seja, ir até ao cliente.  Essa é uma forma de deixá-los conectados com o escritório, além de manter uma comunicação mais eficaz.

Com a tecnologia é possível moldar e mudar algumas rotinas que precisam ser atualizadas. A forma de fazer negócio torna-se mais prática, ágil e com menor burocracia. Além disso, o benefício interno impacta positivamente nos clientes, uma vez que eles percebem as melhorias que são realizadas e sentem-se mais confiantes nos serviços que recebem.

Além dos benefícios já citados, investir em tecnologia móvel nas empresas tem vantagens como:

1. Crescimento da produtividade

Os computadores permitiram que os funcionários melhorassem os processos dentro de uma organização. Porém, com a evolução da tecnologia, notebooks, laptops, tablets e outros dispositivos móveis foram lançados. Os novos equipamentos permitiram aos profissionais trabalharem de quase todos os lugares.

Alguns levantamentos sugerem que é possível economizar em média 1 hora por colaborador em processos administrativos, quando utilizada a tecnologia móvel. Um ganho de até 320 horas por funcionário, se considerarmos todo o ano. Em uma empresa com centenas ou milhares de colaboradores, significa mais produção e recuperação de horas disponíveis de seus funcionários.

2. Melhoria da comunicação

A comunicação foi afetada positivamente com o avanço tecnológico. Smartphones e outros aparelhos móveis deixam os trabalhadores conectados quase que 24 horas por dia. Também possibilitou a localização rápida e fácil dos profissionais, principalmente daqueles que trabalham viajando ou nas ruas

Outra vantagem de comunicação do uso de tecnologias móveis nas empresas é a facilidade para realizar reuniões. Por exemplo, caso um colaborador não esteja presente no local, é possível conectá-lo, por meio do seu aparelho celular ou tablet.

3. Dados mais acessíveis e seguros

Hoje em dia é possível ter acesso a dados empresariais mesmo não estando em um ambiente corporativo. Esse é um dos benefícios das tecnologias móveis nas empresas. Por meio de softwares específicos, é possível que um laptop, tablet ou, até mesmo, smartphones acessem a rede de uma empresa. Isso de forma totalmente segura.

4. Redução dos custos

A economia é a principal vantagem do uso das tecnologias móveis nas empresas. Afinal, o aumento de produtividade faz com que as organizações façam mais com menos trabalhadores. Com isso, há redução de custos em folha de pagamento, por exemplo.

Outra diminuição é em relação a viagens. Caso uma empresa tenha uma filial em outra cidade, é possível realizar reuniões via internet e ter acesso a dados, sem a necessidade de deslocar-se constantemente.

Um ponto também é em relação à infraestrutura para armazenamento de dados. Não há necessidade de manter um local somente para guardar documentos. Atualmente, softwares fazem isso com bastante precisão e ainda podem ser acessados de qualquer local. 

A tecnologia móvel nas empresas facilita os processos internos

Atualmente, ter uma gestão mobile possibilita realizar uma série de tarefas sem a presença física em um escritório. Um investimento que permite que os processos burocráticos sejam atualizados, melhorando a qualidade de trabalho de muitas empresas. 

Munir os profissionais, em especial aqueles que ficam fora do escritório, com tecnologias móveis é uma prioridade para se manter no mundo corporativo. E ainda, para continuar sendo competitivo.

Uma pesquisa mostra que somente 16% das organizações brasileiras dão acesso a dispositivos móveis corporativos para os seus funcionários. Porém, a estimativa é que esse número cresça para 53% em até cinco anos. Entre 2018 e 2023, se espera que as empresas invistam no uso de computadores móveis com scanners de código de barras, impressoras portáteis e tablets mais completos. 

Dessa forma, será possível facilitar os processos internos dentro de uma organização. Uma vez que a equipe que estiver em campo poderá enviar documentos digitalizados em tempo real e outros dados relevantes para realizar uma operação interna. Assim, não existe mais a necessidade de esperar o momento em que o funcionário esteja presente no ambiente corporativo para que um processo de vendas, por exemplo, seja executado.

A utilização de plataformas inteligentes também auxilia nessa melhora interna. Softwares de gestão de reembolso podem ajudar as organizações a apressar ressarcimentos dos funcionários e, ainda, melhorar o gerenciamento de suas despesas. 

A ExpenseOn, por exemplo, é uma plataforma web e mobile, que automatiza todo o processo de gestão de reembolsos, desde o nível operacional até a alta gestão e tem ajudado muitas instituições a eliminar a burocracia interna. Além disso, a automatização da gestão de reembolso minimiza o extravio de comprovantes e os custos com a movimentação de documentos físicos via correios e malotes, agiliza o processo e auxilia para a gestão correta da quilometragem paga aos funcionários. Tudo isso utilizando dos benefícios da tecnologia móvel nas empresas, uma vez que é possível acessar a plataforma de qualquer lugar. 

Para saber mais sobre a plataforma, peça aqui a sua demonstração gratuita

Website: https://materiais.expenseon.com/demonstracao-expenseon

Web Site: