A utilização de ferramentas de marketing para o pós-crise

Curitiba,PR 20/4/2020 –

Durante um recesso econômico, muitos negócios optam por reduzir os investimentos em divulgação e publicidade, para equilibrar as contas. Porém, existem boas estratégias de marketing para adotar, a fim de se recuperar no pós crise.

Por que investir no marketing mesmo em épocas de crise?

No momento em que a crise chega e as vendas diminuem, o primeiro reflexo é cortar investimentos, para não deixar o financeiro no vermelho. Porém, o marketing é importante nesse momento, pois buscar novos clientes se torna fundamental.

O ponto que um administrador deve notar é que não se deve apenas abandonar as divulgações e sim buscar formas mais baratas e com maior retorno de fazê-las. As estratégias online, além de demandar menos recursos, oferecem um rápido alcance e resultados rápidos.

Assim, esse setor é uma parte fundamental das engrenagens do negócio, pois mantém um fluxo de novos compradores e consolida a marca, duas tarefas indispensáveis durante a crise.

Porém, sabe-se que na prática, nem sempre o empreendedor consegue escolher com clareza em épocas de problemas financeiros. Mas, ainda é possível reverter a situação e usar o marketing para acelerar as engrenagens da recuperação no pós-crise.

Qual estratégia de marketing adotar no pós-crise?

No pós-crise, as empresas precisam voltar a girar e trazer resultados. No entanto, os resultados anteriores e o baixo faturamento causados pela crise podem limitar os recursos. Com a Internet e a facilidade de se conectar com o público, surgiram formas de fazer marketing a médio e longo prazo, consumindo menos recursos e trazendo resultados.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, faz uso da produção de conteúdo para se comunicar com um público-alvo e trazê-lo para perto da empresa. Assim, o consumidor se sente mais próximo da marca e passa a confiar nela, para depois se tornar cliente de uma maneira orgânica.

O que isso significa, na prática, é produzir conteúdos online que podem ser interessantes para potenciais compradores. Dessa forma, através de buscas na Internet, o público encontra tais conteúdos e passa a se aproximar da empresa, observando-a como referência na área. Em seguida, é simples mostrar os produtos e conquistar compradores.

Consolidação da Marca

Para uma empresa que vende consultoria financeira, por exemplo, se o consumidor a encontra através de um blog que fala sobre tributos, gestão de contas e mais assuntos do tipo, entende que ela é uma referência no assunto e ganha confiança. O nome da empresa se consolida no mercado como um estabelecimento que tem propriedade em seu ramo de atuação.

Aproximação orgânica com clientes

Todo administrador que almeja clientes fiéis sabe como é difícil estabelecer essa relação com os novos compradores. Quando se atrai o público com conteúdo, ele se torna um promotor orgânico da marca, enxergando-a como uma fonte confiável e, consequentemente, uma marca segura.

Relacionamento com consumidores

O diálogo com o público é uma ação fundamental para a melhoria contínua. Com o inbound marketing, a empresa coleta diariamente a resposta do seu público. Logo, estreitando a comunicação, consegue-se atender as necessidades do público-alvo. Também há um feedback de como a marca é vista, podendo remodelar a imagem do negócio e linguagem utilizada.

Investimentos flexíveis

Os investimentos em Inbound Marketing podem se adaptar aos recursos disponíveis que a empresa possui. Também se pode realizar investimento compatível com o impacto mercadológico necessário em cada momento.

Usar estratégias de marketing no pós-crise colaboram para voltar o negócio no eixo e movimentar o fluxo de clientes. Além disso, com a concorrência tão acirrada, é preciso se estabelecer e demarcar seu lugar no mercado.

Leia mais em https://www.eighty.com.br/as-melhores-estrategias-de-marketing-no-pos-crise/

Website: https://www.eighty.com.br/as-melhores-estrategias-de-marketing-no-pos-crise/