ABEVD lança campanha contra pirâmides financeiras

São Paulo, SP 28/1/2020 – Campanha “Vendas Diretas no Combate às Pirâmides”, lançada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, alerta sobre as pirâmides financeiras.

ABEVD lança campanha contra pirâmides financeiras

Campanha nacional “Vendas Diretas no Combate às Pirâmides” lançada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, entidade que reúne as maiores empresas do setor no País, alerta sobre as características de esquema fraudulento que têm prejudicado milhares de pessoas.

Preocupada com o crescente número de brasileiros que têm sido vítimas de golpes financeiros ao aplicarem suas economias em esquemas que prometem ganhos muito elevados em um curto espaço de tempo, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) promoverá uma campanha educativa cujo objetivo principal é esclarecer as diferenças entre marketing multinível e pirâmides financeiras. Programada para ir ao ar na próxima quarta-feira (22), a campanha terá duração de 4 meses.

Segundo a CVM, o número de denúncias de pirâmides financeiras cresceu mais de dez vezes entre 2014 e 2019, lesando milhares de brasileiros. “A cada dia surge e desaparece uma pirâmide. Muitos empreendedores perdem tudo apostando em ficarem ricos nesses esquemas, por isso a urgência de divulgar informações precisas sobre o assunto”, explica Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD.

A forma de divulgação dos conteúdos será, principalmente, por meio das mídias sociais da Associação, com posts explicativos, vídeos, ebook, textos e demais peças de comunicação. “Quem acompanhar, poderá ter acesso à informação de várias maneiras. Precisamos proteger os cidadãos contra esses golpes financeiros”, explica Adriana.

Entre as principais características de um esquema fraudulento de vendas, estão a promessa de dinheiro rápido e a ausência de produto real. “Uma empresa séria não promete enriquecimento”, afirma Adriana. “As Pirâmides Financeiras, na verdade, utilizam a venda de produtos apenas como pretexto quando a principal fonte de renda vem da indicação de terceiros”, completa.

Em uma Pirâmide Financeira, quem está na base paga uma comissão para a pessoa que está no topo, e essa remuneração se torna a principal fonte de lucro. A venda do produto – que deveria ser o foco principal – passa a figurar em segundo plano. “Na realidade, o primeiro a entrar é o único que realmente lucra”, esclarece a presidente.

Para se contrapor ao modelo de Pirâmides, que têm causado inúmeros transtornos e perdas financeiras, a entidade trabalha também na difusão do conhecimento de uma já tradicional e conhecida estratégia de mercado: o Marketing Multinível (MMN). “O Marketing Multinível é um modelo de negócio legal, em que o faturamento principal vem da venda de produtos, há pagamento de impostos, emissão de notas fiscais, garantia de devolução ou desistência do negócio”, afirma Adriana Colloca. “Além do mais, não há promessa de lucro irreal, você ganha o proporcional as vendas”, completa.

A ABEVD

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos, criada, em 1980, para promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços diretamente aos consumidores finais.

A ABEVD é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações internacionais de vendas diretas existentes no mundo. Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.

Website: http://www.abevd.org.br/

Web Site: