ABRAMEPO emite nota sobre exercício da medicina no Brasil durante a pandemia COVID-19

Belo Horizonte 1/4/2020 – A ABRAMEPO vê o desafio da pandemia como um chamamento à união de todos os profissionais da saúde

A Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-Graduação (ABRAMEPO) está em sintonia com as autoridades governamentais e com as demais entidades médicas na mobilização contra a epidemia de COVID-19 no Brasil.

Segundo divulgado em nota, a entidade entende que se trata de uma situação de extrema gravidade, sem precedentes da história recente, e que vai exigir muito de todos, médicos, governo, profissionais da saúde e população.

A ABRAMEPO, que reúne e representa médicos pós-graduados em várias especialidades e espalhados por diversos estados brasileiros, acredita que, mais do que nunca, se impõe o princípio básico e legal que norteia a mais nobre das profissões: médico é médico, e todos estão eticamente comprometidos com o exercício amplo e irrestrito da atividade que abraçaram.

Por isso, segundo a ABRAMEPO, seus membros estão engajados na luta contra o “novo coronavírus”, conscientes das obrigações e seguindo às orientações dos órgãos oficiais.

Independentemente de suas especialidades ou das áreas em que atuam rotineiramente, estão todos empenhados em participar das ações necessárias no cenário atual, seja no atendimento aos pacientes, nas campanhas de vacinação, nas atividades de pesquisa ou na orientação à população.

A ABRAMEPO vê o desafio da pandemia como um chamamento à união de todos os profissionais da saúde para que juntos reafirmem seus compromissos com a preservação da saúde e do bem-estar coletivo em primeiro lugar.

Cada categoria, trabalhando em conjunto e dentro de suas atribuições, é fundamental para que se possa atender da melhor maneira aos pacientes, minimizando as perdas e sofrimentos.

Por fim, é possível vislumbrar na crise também uma rara oportunidade para refletir sobre os rumos da medicina no Brasil. Em um momento em que a sociedade e o governo enaltecem o papel do verdadeiro MÉDICO, acima de qualquer outra categoria e a despeito de titulações ou qualificações secundárias, parece claro que as divisões e restrições que hoje se insinuam entre determinados grupos não se justificam.

É hora de se reiterar e ressaltar o valor e o significado de ser médico, aquele profissional diferenciado que, em qualquer circunstância, estará sempre apto para atender a população quando for solicitado.

Website: http://abramepo.com.br/

Web Site: