Ação social #ComidaPraQuemPrecisa distribui 08 mil refeições por semana para população em situação de rua em SP para minimizar efeitos do COVID-19

São Paulo, SP 7/4/2020 – “Se não pensarmos em quem mais precisa agora, eles serão vítimas não só do coronavírus, mas também da fome”

Com cerca de 24 mil pessoas vivendo nas ruas da capital, iniciativa espera atender 25% desse contingente e reduzir a fome e desnutrição; projeto depende de doações para continuar

De acordo com o IBGE, 4,3% da população brasileira está envolvida em alguma forma de trabalho voluntário. Em números absolutos são perto de 7 milhões de pessoas. Ainda é um número pequeno, mas crescente. Boa parte desse contingente está na cidade de SP e, em tempos de pandemia, está se organizando e fazendo a diferença. Esse foi o caso do projeto #ComidaPraQuemPrecisa, uma iniciativa da sociedade civil que tem por objetivo fornecer alimentação para população em situação de rua, comunidades e ONGs. A meta é entregar 8 mil refeições por semana.

O novo projeto já reúne mais de 100 voluntários. A coordenação da cozinha é feita pelo chef Marcus Lima (Fusca do Bem) e conta com apoio da Igreja Maranata Maanaim, que cedeu sua cozinha industrial. O vereador Gilberto Nascimento Jr (PSC-SP) foi o responsável por conectar essas pessoas, a igreja e incentivar e apoiar a ação na busca por doação dos alimentos. “Se não pensarmos em quem mais precisa agora, eles serão vítimas não só do coronavírus, mas também da fome”, avaliou o vereador.

Além da situação de indignidade pela falta de moradia, no caso da população de rua, a pandemia do COVID-19 impôs uma realidade ainda mais dura a essas pessoas. Com todo o comércio fechado e as ruas desertas, não podem contar com transeuntes e/ou bares e restaurantes para receber alimentos e até mesmo usar pias e banheiros. A partir desta demanda, o projeto #ComidaPraQuemPrecisa foi gestado, mas acabou ampliando seu alcance para beneficiar também comunidades e instituições sociais.

De 1.800 a 3.000 refeições por dia

O projeto #ComidaPraQuemPrecisa está funcionando nas instalações da Igreja Maranata Maanaim (Rua Guaporé, 259 – próx. ao Metrô Armênia – SP), que conta com uma grande cozinha industrial e fica próxima ao centro da cidade e regiões com grande concentração de moradores de rua. Os alimentos são preparados de quinta à domingo e distribuídos no horário do almoço.

Enquanto 20 voluntários permanecem na cozinha, seguindo todas as recomendações de segurança em relação à prevenção do COVID-19, um segundo pelotão sai para distribuir os alimentos, e uma terceira equipe cuida de receber as doações.Para continuar com esse fundamental trabalho, o projeto necessita de doações de alimentos não perecíveis.

Serviço:
Os interessados em doar alimentos ou ajudar como voluntários, ou as instituições que desejarem receber as refeições, podem enviar mensagens para (11) 98130-2020 (WhatsApp).