Acne: o grande vilão na pele da população adulta

Brasília 2/3/2020 –

A acne é causada pela produção excessiva de sebo, vinda da glândula sebácea. Esse acúmulo de oleosidade acaba obstruindo os poros, aumentando a quantidade de bactérias, o que resulta em cravos. Quando eles inflamam, tornam-se espinhas. Estresse, má alimentação, fatores hormonais, tabagismo, exposição a raios solares, oleosidade excessiva, menopausa, gravidez, uso de cosméticos inadequados e privação do sono são alguns dos fatores responsáveis por contribuir para o surgimento da acne na fase adulta. “As espinhas são um dos principais motivos pelas quais as mulheres procuram o tratamento dermatológico. Muitas vezes são pacientes que já trazem um histórico dermatológico de lesões da adolescência”, explica o dermatologista Alessandro Guedes.

Para evitar o surgimento de espinhas, o dermatologista alerta para a importância da higienização da pele. “Os cuidados básicos são os mesmos para qualquer idade: eliminar o excesso de oleosidade para desobstruir os poros e evitar que as sujidades fiquem acumuladas, além da hidratação”, explica Alessandro.

Segundo Guedes, o tratamento inclui produtos tópicos, como ácido azelaico, adapaleno, tretinoína e peróxido de benzoíla, e medicamentos, como pílula anticoncepcional, antibiótico oral, isotretinoína e até mesmo a espironolactona, comumente utilizada como tratamento para hipertensão.

Web Site: