Aço inox: o aliado da assepsia em laboratórios

Guarulhos, SP 3/2/2021 – Essa resistência acontece graças a uma fina camada protetora resultante da presença do cromo na composição do inox

Laboratórios são locais onde assepsia deve ser a prioridade. O aço inox atua como forte aliado para que se mantenha a limpeza e organização desses ambientes graças às suas características singulares que asseguram segurança para os trabalhos.

Os processos que envolvem a higiene em indústrias laboratoriais, químicas e empresas voltadas à saúde devem ser rigorosos, seguindo uma série de normas e procedimentos voltados à segurança dos profissionais e da eficácia das atividades nelas desenvolvidas. Para isso, garantir a assepsia é uma necessidade para evitar fatores prejudiciais à saúde, como contaminação e proliferação de bactérias.

A assepsia nada mais é do que a limpeza feita de forma preventiva para evitar tais situações nesses ambientes. Para que as práticas de rotinas sejam aplicadas de forma correta, é necessário que a mobília contribua para a sua perfeita execução e, por isso, alguns materiais são recomendados por órgãos de vigilância sanitária.

Um dos mais usados nesses ambientes é o aço inox. Suas características permitem garantias de proteção e colaboração para a total assepsia dos ambientes laboratoriais. A superfície lisa, livre de porosidade, assegura que bactérias não se acumulem em fissuras e, consequentemente, não se proliferem, garantindo a segurança para uma manipulação sem contaminação em uma bancada em aço inox, por exemplo.

Em um laboratório é muito comum encontrar peças de inox como gabinete, mesa, pass-through, armários, capela, além de instrumentos comuns de trabalho.

Abaixo a Projinox, fabricante de materiais personalizados em aço inox há mais de 20 anos, lista algumas vantagens do porque o inox é o aliado de ambientes laboratoriais.

O inox tem resistência à oxidação

A principal característica do inox é a sua resistência à oxidação, qualidade mais do que importante em ambientes laboratoriais. Mesmo em constante contato com água ou outras substâncias, não sofre alterações.

Sendo assim, não há risco de o que está sendo manipulado no ambiente sofrer contaminação com partículas de ferrugem, nem que haja descamações ou fendas, evitando também a possibilidade de acúmulo de bactérias.

Essa resistência acontece graças a uma fina camada protetora resultante da presença do cromo na composição do inox, na qual protege o material de entrar em contato com o oxigênio do ambiente e outros fatores.

O inox assegura as características

O aço inox é considerado um material inerte, ou seja, nem reage a outros materiais nem altera odor, cor ou sabor quando em contato com outras substâncias e componentes, ideal para laboratórios onde se desenvolve produtos farmacológicos e de outras importâncias, as quais não podem sofrer nenhum tipo de contaminação externa com o que está sendo manipulado.

Resistência a variações de temperatura

O inox pode ser usado tanto em fornos de alta temperatura quanto em freezers sem correr o risco de danificar o material, suportando também variações bruscas.

O inox é fácil de limpar

Outra característica importante do inox é a sua facilidade para limpeza. Diferente de outros equipamentos, que podem deixar pequenos resíduos em sua superfície, basta na maioria das vezes um pano úmido e detergente neutro para deixar higienizado e como novo. Em uma mesa inox, por exemplo, após um longo dia de trabalho, a limpeza é prática e rápida, sem exigir esforços extremos. Em muitos casos, detergente neutro e pano umedecido são o suficiente para a higienização, podendo também aplicar produtos específicos presente no mercado.

Elegância

Além de ser muito funcional e versátil, permitindo fabricações e usos diversos, o aço inox é considerado um material nobre. A presença de equipamentos em inox torna o ambiente elegante e moderno.

O inox adequa-se bem a diversos estilos e combinações de cores e, por isso, é considerado o queridinho dos arquitetos e design de interiores.

Inox em laboratório é sinônimo de custo-benefício 

Essas e outras informações mostram a importância do aço inox em laboratórios, as quais além de benéficas para o dia a dia e para a segurança de quem trabalha e dos trabalhos em si, apresentam ótimo custo-benefício, pois se trata de um equipamento com inúmeras vantagens e com baixa manutenção.

A Projinox dispõe de ampla tecnologia para desenvolvimento de materiais especiais que atendam às necessidades especificadas de casa, contando também com equipe de projetos, engenheiros e medição in loco, além de um time comercial pronto para um atendimento personalizado e técnico, criando equipamentos voltados para atender a cada situação com exclusividade.

Website: http://www.projinoxindustria.com.br

Web Site: