Aço inox oferece baixo risco de contaminação para a retomada das atividades de comércio, escolas e outros estabelecimentos

23/10/2020 –

Algumas soluções ajudam nos cuidados necessários neste momento

Segundo a Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox), “um dos materiais mais apropriados e seguros, por seu baixo risco de contaminação, é o aço inox”. Isso porque, “além de ser resistente à corrosão e 100% reciclável e sustentável, sua superfície não é porosa, ou seja, previne a aderência de agentes patogênicos como bactérias e microorganismos”, ressalta a entidade. 

Porém, isso não quer dizer que o aço inoxidável é um material imune à contaminação pelo vírus SARS-CoV-2. A diferença em relação a outras superfícies é que trata-se de um metal de fácil higienização, que previne a contaminação cruzada e a aderência de outros agentes patogênicos que também podem transmitir doenças. Por isso, é o principal material utilizado em hospitais, clínicas e laboratórios, entre tantos outros locais onde a assepsia é exigência primordial.

Conforme orientações de segurança do Ministério da Saúde, publicadas em junho, no Diário Oficial da União, as escolas, empresas, comércios, academias, eventos e demais negócios, devem seguir diversos protocolos de segurança no intuito de evitar contaminações e garantir o retorno às atividades com a máxima segurança possível. As ações prezam pela segurança dos trabalhadores, clientes e usuários, exigindo reestruturação dos estabelecimentos.

Além do tradicional álcool gel, que deve ser disponibilizado em diversos locais desses ambientes, equipamentos para lavagem e secagem das mãos com o menor contato possível e com descarte correto de resíduos também são importantes para uma reabertura segura. 

Há situações em que não há a possibilidade de instalação de ponto hidráulico, o que pode ser comum em eventos ou até locais públicos, por exemplo. Neste caso, Felipe P. Lazzari., diretor da Tramontina destaca que um lavatório portátil em aço inox com acionamento pelo pé é uma solução que atende esta demanda. Ele conta com duas bombonas de água no seu interior, com capacidade para até 20 litros de água, ideal para até 36 lavagens de mãos. O acionamento da água ocorre pelo pé e a cuba possui um dosador de sabão líquido em aço inox que armazena até 500 ml do produto. Para facilitar a mobilidade, conta com 2 rodízios, podendo ser posicionado em qualquer superfície plana. Existem, ainda, outras possibilidades de lavatório, um deles com acionamento pela perna/joelho, também evitando contatos desnecessários.

Para a secagem das mãos, o ideal é utilizar métodos descartáveis, como é o caso do papel toalha. O dispenser de parede mantém uma quantidade considerável de papel, facilitando a retirada e dispensando o toque no produto.

Após a secagem, é necessário fazer o descarte correto dos resíduos, para evitar a possibilidade de contaminação. Nesses casos, é importante contar com lixeiras com mais de um compartimento.

E por fim, para a higienização rápida e completa com álcool gel, é indicado utilizar um dispenser portátil, com capacidade para 1,5L de álcool e acionamento por pedal. O item facilita a entrada e saída de pessoas dos estabelecimentos com mais segurança, ainda que com praticidade. O acionamento com o pé é um grande diferencial para evitar o toque no aparelho.

Todos os produtos estão disponíveis no e-commerce da Tramontina: https://www.tramontinastore.com/ 

Website: https://www.tramontina.com.br/

Web Site: