Ações do Imtep ajudam a reduzir casos de doenças ocupacionais

Curitiba-PR 27/4/2013 – De um total de 2,34 milhões de vítimas fatais por ano, 321 mil estão relacionadas a acidentes e os 2,02 milhões restantes decorrem de vários tipos de doenças

As doenças ocupacionais são apontadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como a principal causa de mortes relacionadas ao trabalho em todo o mundo. De acordo com os dados da organização, de um total de 2,34 milhões de vítimas fatais por ano, 321 mil estão relacionadas a acidentes e os 2,02 milhões restantes decorrem de vários tipos de doenças, em uma média superior a 5,5 mil mortes diárias. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência de 2011 revelam 711 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.884 mortes e 14.811 casos de incapacidade permanente. Para alertar sobre esta situação, a OIT dedica o dia 28 de abril à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, nesse ano, destacando a prevenção de doenças ocupacionais.

Segundo o médico Alexandre Sarraff Berger, especialista em medicina do trabalho e diretor operacional do Imtep, é fundamental o desenvolvimento de ações e projetos que visem à prevenção de doenças ocupacionais. “Quando falamos em saúde do trabalhador, a palavra prevenção deve ser prioridade. Prevenir evita o surgimento de danos ao trabalhador causados pelas atividades laborativas. Desta forma, permite-se que o profissional tenha um máximo desempenho produtivo, sem prejudicar sua saúde”, observa Berger.

O médico explica que as doenças ocupacionais, quando devidamente comprovadas, acarretam uma série de danos ao profissional. “Dependendo do grau de comprometimento, esses prejuízos geram de simples afastamento das atividades até restrições e incapacidades laborativas. Tais situações comprometem o futuro do profissional”, salienta. Berger ressalta ainda que, muitas vezes, o comprometimento emocional acarretado pela situação pode, inclusive, afetar familiares e pessoas próximas.

As doenças ocupacionais também provocam reflexos no ambiente da empresa. “Os empregadores, além do impacto social, sofrem com danos financeiros causados pela ausência de profissionais, rotatividade da equipe e incidências tributárias sobre a folha de pagamento”, explica. “A precariedade na prevenção tem um grande efeito negativo para os trabalhadores, suas famílias e também para a sociedade, devido ao alto custo que os agravos ocupacionais geram, principalmente por causa da perda de produtividade e seguro social oneroso. Por isso, prevenir adequadamente torna-se uma medida mais efetiva e barata do que tratar e reabilitar”, completa.

Berger orienta que as empresas devem sempre buscar formas de prevenção voltadas à saúde e segurança do trabalhador. O Imtep, referência em saúde empresarial no Brasil, desenvolve uma série de projetos e ações com o objetivo de auxiliar as empresas no que diz respeito à prevenção das doenças ocupacionais. Atualmente, desenvolve os programas de saúde ocupacional (PPRA/PCMSO), a implantação de Programas de Qualidade de Vida (PGL – Programa de Ginástica Laboral) e assessoria médica por meio da disponibilização de equipe de médicos do trabalho para devidas recomendações e assistências.

Legendas – Crédito Bebel Ritzmann

Fotos 1 e 2 – Ginástica laboral é opção de prevenção a doenças ocupacionais
Foto 3 – Médico Alexandre Sarraff Berger, especialista em medicina do trabalho e diretor operacional do Imtep

Sobre o Imtep – Há 18 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços – terceiriza mão de obra para serviços de saúde e segurança, gerencia ambulatórios, disponibilizando insumos, recursos, equipamentos e medicamentos, conforme a necessidade do cliente; Saúde Ocupacional – oferece serviços direcionados à medicina e segurança do trabalho; Cursos e Treinamentos – ministra cursos e treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho, oferecendo instrutores qualificados, recursos e material didático; e Qualidade de Vida – desenvolve ações, projetos e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ênfase no bem-estar do trabalhador e na eficácia organizacional.

Mais informações
Sede do Imtep – Rua Emiliano Perneta, 297 – 20º, 21º, 23º andares
Centro – Curitiba – Paraná
Telefone/fax – (41) 3304-9800
www.imtep.com.br

Web Site: