ADIT Invest discute tendências e mudanças no mercado imobiliário

Campinas, São Paulo 12/6/2013 –

ADIT Invest discute tendências e mudanças no mercado imobiliário

Evento irá reunir fundos e investidores para um debate sobre recursos disponíveis para pequenas e médias empresas no setor

Empreendimentos imobiliários exigem alto investimento e o mercado se encontra em uma situação extrema em relação à competitividade. Grandes empresas têm força e conhecimento para captação de recursos; e enquanto pequenas e médias possuem expertise regional e no seu público-alvo, é no funding e no volume de recursos disponível onde encontramos a maior barreira para as pequenas e médias empresas.

Pensando nisso, a próxima edição do ADIT Invest – maior evento de investimentos imobiliários e turísticos do Brasil – que acontece de 20 a 22 de junho em Campinas, São Paulo, trará um painel dedicado para falar dos recursos disponíveis no mercado para pequenas e médias empresas.

Para Mordejai Goldenberg, da Kros Participações e Negócios, os recursos disponíveis dependem do tipo de projeto (setor e tamanho): “Projetos residenciais, por exemplo, podem ter em função do enquadramento com recursos da poupança via bancos; existem fundos de private equity e family offices, além de securitização (que depende da qualidade e informações dos recebíveis). Projetos em outros setores (galpões, parcelamentos, varejo – shoppings pequenos – hotéis) podem ter fontes de financiamento variadas, que em alguns casos estão restritas a geografias especificas”, explica o executivo que é um dos debatedores do painel, ao lado de Joseph Williams (Indev Capital), Leonardo Sanchez (Inveramerica Fund) e Leandro Abreu (GID International Group).

Há que se considerar também que cada empreendimento é um projeto diferente, com características próprias e que concorrem entre si. Com o mercado da região Sudeste cada vez mais seletivo e competitivo, o grande volume de lançamentos concentrados na região acaba resultando em margens mais conservadoras.

Para Gustavo Favaron, diretor executivo da Blackbird Capital e moderador do debate, em busca de maiores margens e melhores taxas de retorno, há uma tendência de médio prazo para os investidores saírem do eixo Rio-SP e migrar para outras regiões brasileiras: “São Paulo e Rio continuarão a ser os principais mercados. Ao mesmo tempo notamos uma tendência gradual de busca de oportunidades e projetos fora da região Sudeste; isso ainda está em estágio inicial, mas tende a se desenvolver, como temos visto em outros mercados emergentes, como China e Índia. Os investidores começam a se indagar onde estão as melhores taxas de retorno, e por esta razão, precisamos estar atentos a esta movimentação de mercado para identificar as oportunidades e recursos”, comenta Favaron.

Além de dinamizar a interação entre os participantes, este e outros debates no ADIT Invest irão apresentar as principais tendências e oportunidades de investimentos do setor. O painel “Quais os recursos disponíveis no mercado para empreendimentos imobiliários de pequeno e médio porte? acontece no próximo dia 20 de junho, às 16h50.

O ADIT Invest é uma das ações organizadas e promovidas pela ADIT Brasil, bem como o Complan – Seminário Internacional de Comunidades Planejadas e o ADIT Juris – Seminário de Soluções Jurídicas para os setores Imobiliário e Turístico. Assim, a ADIT Brasil é uma entidade que contribui de forma crítica para a expansão urbana ordenada, assim como na capacitação de empresários, no aprimoramento da segurança jurídica de empreendimentos imobiliários e na sinergia para a geração de negócios.

Serviço:
ADIT Invest – Evento de investimentos imobiliários e turísticos do Brasil
Data: de 20 a 22 de junho de 2013
Local: Vitória Concept Campinas, Av. José de Souza Campos, 425, Cambuí
Programação: Conferência: das 08h30 às 18h00 (20/06) e das 9h00 às 13h00 (21/06) /
Workshops: das 14h00 às 18h00 (21 de junho) | Visita técnica: 22 de junho
Inscrições: www.inscricoesadit.com.br

Sobre a ADIT Brasil
Gerar negócios, conectar pessoas e difundir conhecimento. É com esse foco que a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) atua há mais de seis anos no mercado. Entidade sem finalidade lucrativa, seu objetivo é capacitar empresários para que possam fazer negócios cada vez mais estruturados e baseados nas tendências do mercado nacional e internacional. Representando os segmentos de comunidades planejadas e empreendimentos imobiliários e turísticos no Brasil, a ADIT aborda o mercado imobiliário ligado ao setor financeiro. Servindo como plataforma de educação e geração de negócios, a entidade busca em suas ações contribuir com uma expansão ordenada no Brasil. www.aditbrasil.com.br

Web Site: