Administrar conflitos na empresa garante o bem-estar dos negócios

Recife, Pernambuco 8/2/2013 – “Quando se instala um conflito, dificilmente existe apenas um responsável. Encontrar um culpado, aliás, é um mecanismo bastante utilizado pelos grupos para não enfrentar essas situações”, Ana Elizabeth Cavalcanti

Conflitos são normais e podem acontecer em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou número de funcionários. “Conflitos fazer parte da vida de qualquer comunidade humana. Na empresa não é diferente”, explica Ana Elizabeth Cavalcanti, do CPPL (www.cppl.com.br). “Eles são inevitáveis porque são intrínsecos às relações humanas. Assim, não podemos evitá-los, mas podemos e devemos tratá-los, enfrentando-os de forma transparente e responsável sempre que se instalem”, completa a profissional.

Nesse sentido, as empresas precisam estar atentas para percebê-los e tomar as atitudes necessárias para solucioná-los. Isso porque, por menores que sejam, os conflitos podem resultar em prejuízo tanto para os funcionários como para o próprio empreendimento. “Quando se instala um conflito, dificilmente existe apenas um responsável. Encontrar um culpado, aliás, é um mecanismo bastante utilizado pelos grupos justamente para não enfrentar as situações de conflito e, consequentemente, não resolvê-las”, diz Elizabeth.

“A resolução de situações de conflito passa pela implicação, responsabilização e disponibilidade de todos os envolvidos para encontrar soluções”, avalia a profissional. “As situações de conflito não tratadas, inevitavelmente, vão comprometer o desempenho dos indivíduos e das equipes. Por isso, é preciso enfrentá-las para evitar que elas se tornem incontornáveis”, completa Ana Elizabeth, que enumera alguns pontos úteis na solução de conflitos:

– Disponibilidade dos envolvidos para resolver a situação de conflito;

– Uma boa mediação, geralmente assumida pelo gestor da equipe em conflito;

– Disposição para colocar claramente as divergências e tentar encontrar as convergências;

– Transparência e lealdade nas discussões;

– Compromisso como projeto da empresa.

Pode parecer contraditório, mas os conflitos também podem ser positivos para as empresas, uma vez que permitem a duas ou mais pessoas expressarem pontos de vistas antagônicos e chegar a um acordo que sirva como ponto de partida para a melhoria da eficiência e das mudanças necessárias. Além disso, empresas que incentivam e sabem administrar conflitos profissionais eliminam a maior parte do tempo – e do dinheiro – perdido com desentendimentos pessoais.

Website: http://www.cppl.com.br