Ainda há cerca de 3 mil lixões irregulares ativos no Brasil

São Paulo 23/12/2019 –

De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil ainda conta com quase 3 mil lixões ao longo do território nacional, em 1.600 municípios. A legislação brasileira determina que todos os lixões deveriam ter sido encerrados em 2014, porém não é o que se vê na prática.

Os dados coletados pela Abrelpe mostram que, entre 2016 e 2017, o descarte de lixo inadequado cresceu 3%. A geração de lixo no país também tem aumentado. Cada brasileiro produziu cerca de 378 quilos de despejos no ano, volume correspondente ao suficiente para cobrir um campo e meio de futebol.

Resíduos que vão para os lixões trazem diversos impactos negativos

Além do aumento do lixo produzido no país, a quantidade de resíduos que vão para os lixões também aumentou (em decorrência da maior produção). Isso traz inúmeros malefícios para a natureza a para a saúde da população. Hoje, o país gasta cerca de 3 bilhões de reais só com tratamento de saúde para pessoas que ficam doentes em decorrência da contaminação gerada pelos lixões.

Os impactos negativos dos lixões giram em torno da contaminação do solo, contaminação da água, poluição do ar e afetam a saúde de até 95 milhões de pessoas, sejam por viverem nas proximidades dos lixões ou por consumirem água e alimentos retirados de áreas que foram contaminadas, trazendo problemas de saúde sérios para a população.

De acordo com o estudo da Abrelpe, até 90% dos municípios brasileiros já possuem coleta de lixo, mas apenas 59% utilizam aterros para descarte correto. O Ministério Público e o Ministério do Meio Ambiente afirmam que o principal obstáculo para um tratamento adequado do lixo é a ausência de recursos suficientes nos municípios e sugerem que os órgãos responsáveis apliquem cobranças à população para ratear as despesas.

Sanepav é especialista em gestão de resíduos e descarte de lixo correto

A Sanepav é uma empresa de gestão de resíduos que usa equipamentos e sistemas de ponta para prestar serviços de qualidade com maior controle e eficiência. Dentre eles é possível destacar:

Caminhões Coletores Compactadores

Veículo moderno e versátil, utilizado na coleta domiciliar e industrial. Apropriado para a remoção diária de resíduos.

Capinadeira Mecânica

Equipamento de última geração, utilizado na capinação de vias pavimentadas. Otimiza o rendimento e a qualidade dos serviços de limpeza urbana.

Poly Guindaste

Este equipamento é destinado à remoção de resíduos não compactáveis, principalmente resíduos da construção civil (RCC).

Veículos Coletores de Resíduos de Saúde

Destinado exclusivamente para a coleta de resíduos oriundos de clínicas hospitalares, que, por demandarem maiores cuidados, contam com veículo equipado de acordo com a legislação vigente.

Varredeira mecanizada

A varredeira mecanizada funciona por meio de um veículo que dispõe de vassouras adaptadas com bocais a vácuo para recolher a poeira e detritos, proporcionando máxima eficiência para a limpeza urbana. Esse equipamento conta com tecnologias que resultam em alta produtividade e alta qualidade de limpeza em toda a operação.

Navegue pelo site para saber mais sobre os serviços de descarte de lixo e gestão de resíduos oferecidos pela Sanepav.

Website: https://sanepav.com.br/

Web Site: