Aldeia indígena em área carente da zona oeste de SP recebe cinco refeições ao dia por pessoa em área transformada para isolamento social

Curitiba, PR 24/6/2020 – São cinco refeições ao dia, cardápios desenhados por nutricionistas e elaboradas de forma equilibrada e segura

No bairro Vila Clarice, zona oeste da capital paulista, vivem índios guaranis em situações precárias. Conhecida como Pico do Jaraguá, a região abriga o Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) que, devido à pandemia, foi adaptado em um centro de isolamento social e observação específico para COVID-19, atendendo os índios guaranis das aldeias da região: TEKOA PYAU E KWARAY DJEKUPE.

Com capacidade para atender até 35 índios, o local iniciou suas atividades no dia 01 de maio e, no final do mês, já tinha quase 30 índios em observação. Desde o dia 14 de maio o local recebe cinco refeições ao dia: desjejum, almoço, merenda, jantar e ceia. A alimentação é produzida pela empresa paranaense Risotolândia Saúde, especializada em alimentação hospitalar.

“Os índios fazem os testes do coronavírus nas unidades de saúde e, se confirmados, são direcionados a esse centro de isolamento que foi adaptado para o momento de pandemia. Além dessa estrutura médica, o serviço de alimentação é um grande diferencial para essas pessoas, pois moram em região com situações precárias e, muitas vezes, não se alimentam direito”, diz Adriana Montouto, gerente comercial do Grupo Risotolândia. Esse atendimento deve permanecer pelo menos até o mês de julho.

A alimentação, além de ser importante aliada para fortalecimento da imunidade, também é parte fundamental no processo de recuperação do paciente. “São cinco refeições ao dia, cardápios desenhados por nutricionistas e elaboradas de forma equilibrada e segura, com todos os protocolos de boas práticas de manipulação, além dos novos processos implantados para esse momento. Infelizmente a demanda na unidade está crescente, mas, aos poucos, esperamos poder vê-los recuperados e, consequentemente, diminuir esse número diário de pacientes atendidos”, acrescenta Adriana.

Website: http://risotolandia.com.br