Além do Outubro Rosa: ONG trabalha em prol da prevenção do câncer de mama

São Paulo, SP 29/10/2019 – “Quem procura acha, quem acha cura!”. Esse é o lema da Unaccam

Ajudar a “diminuir a taxa de mortalidade no câncer de mama através da conscientização, diagnóstico precoce e a realização de pesquisas”. Essa é a visão da União e Apoio de Combate ao Câncer De Mama (Unaccam). Fundada em 2001, a organização não governamental (ONG) tem atuado junto a empresas e voluntários para destacar ao longo do ano questões relacionadas à doença. Trabalho que, sob a liderança de Clarísia Ramos, se estende ao decorrer de todo o ano, não ficando restrito apenas ao movimento do “Outubro Rosa”.

Clarísia Ramos, que já atuava no projeto, passou a ser a principal responsável pela Unaccam após a morte de sua mãe, Ermantina Ramos. Tininha, como era conhecida, fundou a ONG ao lado de Lourdinha Borges (então em tratamento contra um câncer de mama) e o médico e político Dr. José Aristodemo Pinotti. Com o passar do tempo, o projeto foi além de dar apoio voluntário às pacientes de câncer de mama no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Hoje, a Unaccam ajuda a organizar eventos, caminhadas e debates Brasil afora. Para isso, conta com o apoio de outras ONGs, instituições privadas e pessoas em geral.

E com esses apoios, Clarísia Ramos promove palestras durante a campanha do “Outubro Rosa” e em outros meses do ano. Na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, ela esteve, por exemplo, no Comunique-se. Teve sua apresentação acompanhada por cerca de 80 colaboradores, divididos em São Paulo e no Rio de Janeiro. O público carioca contou com transmissão ao vivo.

A palestrante enfatizou que um dos papeis da Unaccam é colaborar na parte de comunicação. “O câncer de mama era o que mais matava mulheres no Brasil. E isso por falta de informação”, afirmou. E para informar sobre a importância de se ter o diagnóstico precoce da doença, Clarísia Ramos destaca que a ONG vai além de realizar palestras. Há, conforme pontuou, curso gratuito sobre saúde mamária. Curso que é realizado há 14 anos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Com inscrições abertas, a edição deste ano terá início no dia 1º de novembro.

Mais voluntários

O curso serve para capacitar voluntários para a Unaccam. E por falar em voluntários, a líder da ONG ressalta que é sempre bom contar com novos parceiros, sejam empresas ou pessoas físicas. Para se juntar à Unaccam, é preciso preencher formulário no site da ONG. É preciso informar se a ação de voluntariado se dará como doador, voluntário, paciente, médico ou colaborador.

Website: http://www.unaccam.com.br/