Alimentar-se de forma saudável é tendência para estilo de vida dos brasileiros

São Paulo – SP 4/11/2019 –

Assim como um veículo necessita de combustível, o corpo humano precisa de uma boa alimentação para a manutenção da saúde, e alimentar-se de forma saudável pode não só impactar positivamente a saúde como a qualidade de vida das pessoas.

Aqui no Brasil, os cereais, grãos e sementes, como arroz integral, aveia e quinoa, são alimentos que eram consumidos apenas por um grupo específico de pessoas. Atualmente, grande parte dos brasileiros está optando por esse hábito, o que levou ao aumento de comércios especializados em produtos naturais. 

As informações são resultado de uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, que apontou que, em 2017, o setor de alimentos saudáveis faturou R$ 92,5 bilhões, o que contribuiu para o aumento de 9,5% em relação ao ano de 2012. De acordo com os dados da instituição, no ano de 2018 o Brasil ocupou a quarta posição devido ao relevante faturamento alcançado.

A expectativa é de que o segmento continue avançando, de modo que até 2022 haja um crescimento total de 3% ao ano. No entanto, só foram aceitos pela pesquisa, como produtos saudáveis, aqueles com ausência de glúten, lactose e os que apresentam ingredientes não saudáveis em quantidades reduzidas, além dos que recebem certificação orgânica e possuem ingredientes equilibrados.

Vale ressaltar que, somente do setor de orgânicos, espera-se um faturamento de R$ 153 milhões, apresentando um aumento de 2% se comparado ao ano de 2017.

Outra pesquisa, feita pela agência Mintel, aponta o aumento de satisfação entre os empresários que apostam no segmento de alimentos saudáveis. A empresa ainda afirma que quatro a cada cinco indivíduos no Brasil estão sujeitos a ter um custo mais elevado devido a esse tipo de alimentação, pois preferem pagar o preço, desde que possam consumir tudo o que contenha um valor nutricional maior.

O estudo mostra que 79% dos entrevistados, já há algum tempo, estão trocando os produtos industrializados por alimentos mais saudáveis; 44% têm preferência pelos alimentos livres de corantes artificiais; e 24% afirmam que aceitam comer grãos integrais, como aveia, quinoa e linhaça, desde que entendam como se dá seu preparo.

Importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis

Pelo fato de o nosso corpo ser formado por inúmeras células, é preciso ter ciência de que elas exigem uma grande quantidade de nutrientes, já que são eles uma das principais matérias-primas do organismo. Por este motivo, devem ser de ótima qualidade.

Além disso, as refeições precisam ser variadas, pois só assim a pessoa pode ingerir todos os grupos de nutrientes, uma vez que nenhum alimento, sem a combinação de outros, consegue proporcionar sozinho todas as vitaminas que o organismo necessita para o seu bom funcionamento.

É importante lembrar que cada indivíduo tem o organismo diferente do outro e, por essa razão, cada um necessita de uma quantidade exata de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Esses dois fatores são de suma importância para sustentar as funções orgânicas, assim como as diversas atividades do dia a dia e um melhor equilíbrio do corpo.

A adaptação dos restaurantes

De acordo com os dados relatados nas pesquisas, fica visível que esse tipo de movimento possibilita aos restaurantes ofertar aos seus clientes mais uma alternativa, em se tratando desse tipo de alimentação, mas vale lembrar que, para isso, é importante que os donos desses estabelecimentos se adaptem às novas tendências de mercado. Sendo assim, todos necessitam de cardápios e, principalmente, de um método mais simples e eficiente de ofertar seus pratos.

A Menuart é uma empresa que tem como objetivo oferecer a todos os seus clientes o melhor atendimento. Em razão disso, ela faz questão de disponibilizar soluções que aliam criatividade e eficácia, fazendo uso da mais alta tecnologia, que torna os cardápios dos clientes exclusivos e adaptados às suas necessidades.

Website: https://www.menuart.com.br/

Web Site: