Alta temporada do verão movimenta mercado de bebidas

São Paulo, SP 24/12/2019 – A tendência para o verão 2019/2020 está em produtos como chás gelados, sucos e cervejas

O verão, com férias e as comemorações que ocorrem entre dezembro e fevereiro, é a época em que ocorre a maior movimentação para diversos setores do mercado brasileiro, em especial para a venda de bebidas. Para atender demandas em alta, a Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, possui uma estratégia específica para distribuir os produtos e atender todos os 400 mil pontos de venda – compostos por bares, restaurante e outros estabelecimentos similares em todo o País.

Antes da alta temporada, a Confenar já se prepara com a verificação de estoque dos pontos de venda, utilizando comparativos dos anos anteriores e, também, estimando quanto se espera vender no cenário atual da economia brasileira. Também é nesse período que as equipes de revenda ganham suporte extra e os colaboradores são treinados antecipadamente para prestar o serviço com a mesma qualidade, bem como atualização dos revendedores mais antigos.

Já a fase da alta temporada propriamente dita requer que os estoques estejam prontos para receber a demanda dos produtos. Também existem rotas estratégicas que facilitam a entrega das bebidas em todos os pontos de vendas, cumprindo um cronograma bem delimitado para garantir a qualidade das revendas: o foco da distribuição está em veículos menores, que são capazes de andar por todas as vias e se locomover com mais agilidade, enquanto os caminhões levam os produtos para locais mais distantes e pontuais para as revendas.

Também é no verão que orçamento precisa ser planejado com maior cuidado, visto que a contratação de mão de obra extra, aumento da frota de revendas e treinamentos precisam ser previstos com antecedência. “Pensamos todos esses itens em conjunto com os revendedores. Eles atuam mais a frente com os clientes e conhecem as necessidades específicas da realização do serviço. Nós entramos com o planejamento mais estratégico das demandas, locais, tipos de consumidor e preparo de equipes da casa e de colaboradores extras”, explica Thelmo Cagnelutti Jr, Diretor de Logística da Confenar. “A tendência para o verão 2019/2020 está em produtos como chás gelados, sucos e cervejas”, conta o Diretor.

A preparação para abastecer os pontos de venda começa ainda no inverno, seis meses antes do início das altas temperaturas. O time de vendas 100% alinhado é o diferencial. “Investir no time para atrair novos clientes e potencializar os negócios: É esta uma das nossas estratégias”, avalia Cagnelutti. Outro ponto que ajuda a simplificar esse processo é a tecnologia. “Estamos otimistas de que este verão será de boas vendas”, comenta Cagnelutti.

Sobre a Confenar
A Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição) representa todas as empresas revendedoras dos produtos Ambev. Criada em 2002, é hoje a maior rede de distribuição de bebidas do País. Entre suas iniciativas destacam-se a otimização das atividades do segmento, a garantia da sua representatividade e a geração de negócios que beneficiem os revendedores associados. Juntas, as revendas associadas são responsáveis por uma das maiores frotas de veículos do País e por uma das mais complexas e eficientes operações de logística de distribuição do mundo.

Website: http://www.confenar.com.br/

Alta temporada do verão movimenta mercado de bebidas