Alunos MasterClass da Presença Online têm acesso a material exclusivo sobre o perfil do eleitor conectado

Brasil 13/7/2020 – A pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da Presença Online, da Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas.

Uma pesquisa que é aguardada pelos alunos do curso MasterClass Eleições 2020 da Presença Online é a conhecida “O perfil do eleitor conectado brasileiro”, que teve sua primeira versão nas eleições de 2014 e, a partir disso, realizada a cada ano eleitoral, com o objetivo de compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores brasileiros conectados.

A pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da Presença Online, da Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas e eleitorais e do GERP, instituto de pesquisa.

Maíra Moraes, pesquisadora e coordenadora da iniciativa, afirma que passados dois anos da última edição, muita coisa mudou no uso de internet não apenas nas eleições, mas também nas estratégias de comunicação política e no próprio comportamento de consumo de conteúdo do eleitor. Para ela, pesquisa tem como objeto a produção de alguns indicadores que contribuem para compreensão não apenas do ambiente digital, mas de quem faz parte dele.

Qual importância de conhecer o perfil do eleitor conectado?

Segundo o professor Marcelo Vitorino, “sempre digo e reforço que estratégias de construção de reputação, comunicação e marketing parte de criatividade, mas esta parte de dados, de experiência, de conhecimentos. Recomendações dadas a um candidato baseadas em achismos e gostos pessoais, são potenciais geradores de crise e totalmente desnecessárias em um período de campanha”.

Por isso, esse material pode ser considerado o principal ponto de partida para estrategistas ou candidato políticos, utilizar no planejamento da sua campanha.

Quais informações disponíveis no relatório “O perfil do eleitor conectado brasileiro”?

O relatório nacional tem o lançamento agendado para o dia 15 de julho e estará disponível gratuitamente para download respondendo questões como:

Como a pesquisa foi realizada?
Qual o perfil do eleitor brasileiro conectado?
Como o eleitor acesso à internet?
O que o eleitor quer saber do candidato?
Quais formatos de conteúdo o eleitor tem interesse?
Quem tem interesse em doar para campanha e qual o valor?

Como ter acesso aos dados?

Todos os inscritos no MasterClass Eleições 2020 receberão, por e-mail, no dia 16 de julho, o relatório nacional da pesquisa e a base de dados bruta dos questionários respondidos, em formato excel.

Esse é um projeto que dedicamos a todos os nossos alunos. A eles fornecemos a base de dados, aulas, análises aprofundadas e discussões ampliadas. Para além disso, oferecemos este e-book de forma gratuita a todos os interessados no tema para que sejam utilizados como base para construção de novos conhecimentos e para o planejamento de campanhas eleitorais e ações de comunicação governamentais, ressalta Maíra Moraes.

Os resultados da pesquisa partem de dados estatísticos e podem ser utilizados como base para o planejamento de campanhas eleitorais e ações de comunicação governamentais.

Website: http://eleitorconectado.com.br