Alunos participam das Olimpíadas Brasileira de Astronomia

14/5/2013 –

Recentemente os alunos do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Pirlimpimpim participaram da OBA – Olimpíadas Brasileira de Astronomia, realizada, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobrás Furnas, com alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo o território nacional.

De acordo com a coordenadora Maria Antônia Souza Teles, a OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. “As olimpíadas têm como foco promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais”, conta Maria Antônia, que ainda explica. “Os alunos participam de uma aula preparatória e depois realizam a prova. O teste é aplicado na própria escola. Os melhores colocados recebem medalhas e todos os participantes recebem um certificado. É muito estimulante para os alunos”.

A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos.

Web Site: