Amor ao primeiro cheiro: como fisgar o cliente pelo nariz

Goiânia, GO 6/1/2020 – O cheiro de limpeza agrada a qualquer um, mas a fragrância conquista até os mais exigentes.

Marketing Olfativo, uma gama de estratégias para conquistar o cliente da forma mais agradável possível

Não há quem resista ao cheiro de pão quentinho saído do forno ou de café coado na hora. Ou, ainda, não tenha boas lembranças ao sentir o perfume da terra molhada e da grama recém-cortada. O cheiro é capaz de estimular certas áreas do cérebro que são responsáveis por criar emoções e memórias. Ao sentir uma fragrância, o olfato envia mensagens instantaneamente para o sistema límbico, a parte do cérebro onde emoções, luxúria, percepção e imaginação são sentidas, trazendo resultados imediatos.

Exemplos do uso do cheiro como Marketing:

Desta forma, também conhecido como Marketing Olfativo, o trabalho com o cheiro entra como ferramenta de comunicação para complementar as estratégias de marketing das empresas. Mas quem acredita que o cheiro é trabalhado apenas nas indústrias de alimentos e cosméticos está bem enganado. As montadoras de automóveis encomendam o “cheiro de carro novo”. Ao final do processo de montagem, o automóvel é aromatizado com uma fragrância que combina vinil, tinta, couro e borracha. Não basta o carro ter o cheiro natural de novo, esse aroma é realçado através de uma fragrância própria.

Em São Paulo, algumas redes de cinema começaram a aromatizar as salas, nos filmes românticos, com fragrâncias relacionadas ao amor e a paixão para garantir a fidelidade do público de casais pelo fato de trazerem boa rentabilidade e serem um público assíduo. Os produtos embalados a vácuo vêm enchendo as prateleiras de supermercados, porém, devido ao processo de embalagem, estes não exalam cheiro. Por isso, algumas redes de supermercado decidiram pulverizar a essência de café nas prateleiras, onde essas mercadorias são expostas. Tudo vale para chamar a atenção do consumidor.

Pesquisas comprovam aromatização aumenta 16% nas vendas:

Mas por que o cheiro é tão importante? Pesquisas revelaram que as pessoas, ao longo da vida, se recordam de apenas 1% do que apalpam, 2% do que ouvem, 5% do que veem, 15% do que degustam e 35% do que percebem pelo olfato. A memória é capaz de lembrar mais de 10.000 aromas diferentes e, no entanto, apenas reconhece 200 cores. Assim, no quesito memória, o olfato, dos 5 sentidos, é o mais eficiente para o marketing. Além disso, diversos estudos realizados em comércios, com e sem ambientação olfativa, comprovaram um aumento em média de 16% nas vendas.

Isso ocorreu porque a aromatização do ponto de vendas melhorou a qualidade do ar, trazendo um bem-estar ao consumidor. Com essa estratégia de tornar o lugar mais agradável, aumenta-se o tempo de permanência do cliente no local, incentivando o desejo de consumo. A lógica é bem simples: quanto maior a permanência do cliente na loja, maior a probabilidade de compra e quanto mais lembranças positivas ele tiver dentro desse ambiente, maior será a probabilidade de retorno.

“O cheiro de limpeza agrada a qualquer um, mas a fragrância conquista até os mais exigentes”

Em um mercado tão competitivo, no qual diversos concorrentes atuam em veículos e campanhas diferentes, o marketing olfativo deixou de ser uma tendência para se tornar o diferencial, pois o cheiro de limpeza agrada a qualquer um, mas a fragrância conquista até os mais exigentes, pensando nisso, a empresa Ecoclã Biotecnologia desenvolveu as linhas  Ecomix Help e Ecomix Max para auxiliar os empresários a terem o diferencial necessário nas estratégias de marketing para se destacarem no mercado atual.

Website: https://ecocla.com.br/