Análise de dados pode ser fundamental para a saúde do setor industrial

São Paulo 20/5/2020 –

A análise de dados por meio de tecnologias e estratégias assertivas é capaz de traçar uma melhor e mais completa compreensão acerca dos processos industriais, o que é fundamental para a saúde do setor industrial e das máquinas de usinagem. A utilização de Big Data é um exemplo de organização de dados para análises, e a Indústria 4.0 ajuda no processo de projetar novos rumos.

Big Data na análise de dados

Big Data industrial é a forma encontrada por fábricas que prezam pelo uso de tecnologia para armazenar grande quantidade de informações retiradas de diversas fontes. Tais dados podem tomar grandes proporções quando utilizados em processos produtivos, por exemplo.

Além disso, hoje, as indústrias utilizam mais de uma ferramenta para aproveitar todas as tecnologias disponíveis para mensuração de dados e utilização de informações geradas em tempo real. É sabido que os dados pertencentes aos processos produtivos de uma indústria podem ser de grande valia, porém é necessário utilizar os meios corretos de análise.

Indústria 4.0 e Internet das Coisas auxiliam setor industrial a traçar novos rumos

A análise de dados é parte integrante da Indústria 4.0, já que permite a consolidação de alguns pilares que serão fundamentais ao setor industrial. Quando utilizada em conjunto com o Big Data, a Indústria 4.0 é capaz de viabilizar o armazenamento e análise de dados e informações. Muitas vezes, o processo é acompanhado por outra ferramenta muito importante: A Internet das Coisas (IoT).

A Internet das Coisas auxilia na captação de dados advindos das mais diversas fontes, em conjunto com Big Data, podendo processar as informações para que sejam utilizadas em processos de tomadas de decisão dentro da indústria. Por meio da Internet das Coisas, é possível captar grandes volumes de dados para análise, sendo que o armazenamento e processamento fica a cargo de soluções de Big Data.

Um exemplo básico da utilização de tantas soluções em conjunto pode ser: em uma indústria, as máquinas de usinagem estão fabricando um determinado produto em larga escala e, enquanto isso é feito, a solução de Big Data recebe diversas informações com relação ao processo de fabricação, como as referentes aos sensores dos equipamentos. Dessa forma, é possível fazer análise minuciosa e ter total clareza sobre a velocidade e qualidade da produção.

Análise de dados influencia diretamente na velocidade dos processos produtivos

A velocidade dos processos dentro de uma indústria depende de uma cadeia de fatos, entre eles, a análise de dados constante. A indústria nunca está em estagnação, pelo contrário, permanece estudando formas de se desenvolver e criar soluções. Analisar informações é um dos pilares para atender demandas surgidas no mercado, assim como mudanças das tecnologias de usinagem.

Máquinas de usinagem caminham em conjunto com ações tomadas após análise de dados

A tecnologia depende da análise de dados no sentido de ser selecionada, orientada e utilizada para otimizar a produção por
máquinas de usinagem . O maquinário de uma indústria deve ser projetado para garantir o desempenho que as avaliações determinam.

O aperfeiçoamento do uso de uma máquina de usinagem está diretamente correlato ao que se observa dentro da própria indústria. Além disso, para produzir mais e melhor, é preciso contar com as melhores máquinas do mercado, e o Grupo Alltech fornece o que é preciso para indústrias dos mais diversos segmentos.

O Grupo Alltech cria parcerias com seus clientes e oferece soluções para a indústria por meio de máquinas de usinagem que tornam o processo produtivo mais eficaz e inteligente. Ao navegar pelo site, é possível conhecer um pouco mais sobre tudo que o Grupo Alltech tem a oferecer.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/

Web Site: