Anatel mostrou que 1% das linhas móveis pré-pagas do Brasil apresenta algum problema cadastral, segundo dados

São Paulo 18/11/2019 –

Os usuários que possuem celulares com planos pré-pagos podem ter o seu número bloqueado se, por acaso, o cadastro com a operadora se encontre desatualizado.

Os usuários que possuem celulares com planos pré-pagos podem ter o seu número bloqueado se, por acaso, o cadastro com a operadora se encontre desatualizado. A medida foi apresentada como parte de uma nova campanha da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nova medida tem o objetivo de eliminar as fraudes, fornecendo, assim, mais segurança aos consumidores.

A Anatel deu detalhes a respeito do processo de recadastramento das linhas pré-pagas do Brasil, que, provavelmente, serão aplicadas em 2020. A partir do momento em que o novo processo começar a valer, o usuário da categoria deverá utilizar um aplicativo próprio para realizar o envio de informações cadastrais. Caso não faça dessa forma, não conseguirá habilitar os números. 

 

Novas regras para o cadastramento 

Atualmente, já são obrigatórios alguns quesitos para a efetivação do cadastro, tais como: o registro do endereço do cliente, seu CPF e seu RG. As novas exigências solicitadas incluem: a digitalização dos documentos do usuário por meio do aplicativo e, uma novidade que surpreendeu a todos, uma foto de rosto do cliente. Tratam-se de procedimentos obrigatórios às novas linhas com o intuito de completar o cadastro de maneira mais segura e garantir que o registro seja autêntico. 

Visando à facilitação da inserção de dados, a Anatel desenvolveu uma estratégia que atenderá às novas regras: foi criado um aplicativo unicamente para tal fim, portanto, o cadastro será mais prático e eficiente. Todas as informações recolhidas pelo aplicativo serão repassadas às respectivas operadoras, poupando-as do trabalho de desenvolver soluções independentes apenas para cumprir as novas exigências. Após o envio dos dados, cada operadora será encarregada de seu gerenciamento.

A ABR Telecom será incumbida da gestão de todo o processo, uma vez que é a grande responsável por toda a portabilidade de linhas entre as operadoras e pelo bloqueio de números irregulares. Assim, a mesma empresa, futuramente, deverá aplicar o mesmo processo, dessa vez em um recadastramento, às linhas pós-pagas, ainda que suas irregularidades sejam em menor número.

 

O motivo da falta de cadastros 

A falta de cadastro ou a existência de cadastros incompletos se dá em decorrência da venda de chips pré-pagos em locais com uma circulação alta de pessoas. Assim sendo, praticamente nenhuma informação do cliente é exigida, ou seja, ele não faz o preenchimento correto do cadastro ou muitas vezes nem chega a fazer, apenas compra o chip. 

A medida também foi tomada para aumentar a segurança em relação a outro aspecto, que envolve a identificação de quem usa efetivamente aquele número de celular. 

Os clientes que apresentarem problemas em seus cadastros serão notificados e procurados por suas operadoras por meio de mensagens, ligações e e-mail. No total, são 17 os estados que fazem parte dessa fase do processo de recadastramento. Nos estados em que o processo já está em fase de andamento, o prazo limite para a regulamentação das informações será até o dia 15 de novembro. 

A telefonia móvel do Brasil está cada vez mais potente e com maior número de usuários, tudo isso devido à tecnologia por trás dessas mudanças. Contudo, essas ferramentas não funcionam apenas para os consumidores considerados pessoas físicas, também funcionam muito bem para a gestão de telefonia das empresas. É importante possuir planos que atendam à necessidade da organização e melhorem a eficiência do negócio.

 

Melhore a gestão de telefonia de sua empresa com o auxílio da iPartners 

A iPartners é uma empresa que presta serviços de telecom, tais como auditoria, rateio de contas e sistemas de redução de custos de contas telefônicas para empresas, seja para contas telefônicas móveis, fixas ou de internet. 

A média de redução garantida pela empresa é de até 35% no valor na conta telefônica. Conte também com serviços de outsourcing: no lugar de o cliente ligar para o fornecedor, a Ipartners intermedia e resolve os problemas, sejam eles quais forem, um ramal fora do ar, pontos sem internet, planos com melhores custos benefícios, entre outros. 

Navegue pelo site e entenda de forma detalhada os serviços de gestão de telefonia corporativa!

Website: https://ipartners.com.br/

Web Site: