Ansiedade Pet: DrogaVET indica calmantes fitoterápicos para tratamento do estresse e das mudanças de humor

São Paulo – SP 19/11/2019 –

O final do ano é um período de atenção para os donos de pets. Barulhos típicos desta época como som alto, fogos de artifício e a maior incidência de viagens e deslocamentos (provocando a mudança de ambiente) podem ter impacto direto na saúde dos animais. Além disso, a ansiedade está se tornando um dos assuntos mais citados e discutidos entre os tutores.

“Uma queima de fogos, por exemplo, pode causar traumas emocionais, quedas, ataques e paradas cardiorrespiratórias, além de tremedeira, automutilação, convulsões e até lacerações no tímpano”, explica a veterinária da DrogaVET,
Andressa Cris Felisbino. A especialista informa ainda que isso acontece devido à sensibilidade do sistema auditivo de cães e gatos. “Os pets chegam a escutar quatro vezes mais do que o ser humano, por isso, é normal que eles se assustem com barulhos mais altos”, explica Andressa.

Líder em manipulação veterinária no país, a DrogaVET percebeu o aumento da procura por terapias comportamentais e tratamentos fitoterápicos. Por isso, disponibiliza, como solução, formulações que promovem suave e progressiva ação calmante, diminuindo a ansiedade e agitação dos animais.

“Um dos fitoterápicos indicados é a solução calmante fitoterápica, com Valeriana na composição, que ajuda a tratar as condições de estresse, ansiedade e mudanças bruscas de humor. O objetivo é deixar o pet mais tranquilo, sem interferir em sua performance ou ânimo no dia a dia”, afirma a veterinária.

Segundo Andressa, além do uso para inquietação decorrente dos fogos, o fitoterápico pode ser utilizado em viagens ou, até mesmo, em razão da chegada de um novo membro na família. “Essas são algumas situações muito comuns alegadas pelos tutores em nossas unidades ao solicitarem a manipulação”, detalha.

A prescrição correta e dose a ser administrada devem ser informadas pelo veterinário do animal, afim de se evitar algum efeito colateral dada a idade avançada ou doença pré-existente. Segundo a especialista, também é recomendado que fitoterápico comece a ser utilizado com, pelo menos, 10 a 15 dias de antecedência da data da viagem ou do evento que irá causar estresse ao pet.

Outra fórmula produzida pela DrogaVET é a pasta oral sabor carne com Kawa Kawa. Além da planta possuir propriedades relaxantes, traz também na composição o Triptofano, substância que já existe no organismo dos pets e atua como um antecessor da serotonina, responsável por regular o humor, o apetite e promovendo uma sensação de bem-estar.

A principal vantagem do fitoterápico manipulado é que a formulação oferece a dose certa que o pet precisa. A DrogaVET possui várias opções, que vão desde os tradicionais xaropes, suspensão ou pasta oral, tudo no sabor de preferência do seu pet. Mais informações: www.drogavet.com.br.

Outras dicas DrogaVET para proteger seu pet nesse fim de ano:

 Não acaricie ou tente proteger o pet ao notar o incômodo do animal diante de alguma situação barulhenta. Com essa atitude, seu animal acaba entendendo que, de fato, está em situação de perigo, aumentando seu estresse.

 Quando a queima de fogos começa, o mais indicado é agir naturalmente, ficando próximo do pet e transmitindo confiança a ele. É importante que o dono mantenha um tom de comando na voz e recompense o animal ao sinal de uma resposta ou comportamento positivo. Recompensar o animal com um petisco que ele goste”, explica a veterinária.

 Se o animal possuir uma casinha, vale a pena revesti-la com espuma para diminuir o barulho.

 Feche portas e janelas do ambiente e ligue a televisão com vídeos que prendam a atenção do pet e tenha sons mais agradáveis do que os fogos.

Sobre a DrogaVET

Foi em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade aos animais que, em 2004, surgiu a DrogaVET. Criada pela farmacêutica Sandra Schuster, a empresa é pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, especializada em produzir e oferecer produtos com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e prolongamento da vida dos animais. Mais informações estão disponíveis no site e na FanPage.

Website: http://www.drogavet.com.br

Web Site: