Aplicativo oferece serviço de cotação de peças automotivas com opção de receber uma parte do dinheiro de volta

Belo Horizonte, MG 13/11/2019 – Quantas pessoas, no Brasil, não têm a mesma dificuldade de localizar fornecedores e solicitar orçamentos?

Quem nunca precisou substituir uma peça automotiva e não a encontrou de imediato, necessitando deixar o veículo parado por mais tempo e, com isso, desperdiçando dinheiro em outras soluções para mobilidade, como táxis ou serviços de aplicativos? Ou, ainda pior, teve que pagar muito mais caro pelo item necessário para viabilizar o reparo?

Infelizmente, essa é uma realidade comum a muitos proprietários de veículos. Quando o veículo apresenta um problema e necessita da substituição de uma peça (ou, em alguns casos, mais de uma), nem sempre o reparo acontece na velocidade e urgência necessária.

Muitas vezes, o fornecedor não tem o item disponível, fazendo com que a resolução do dano demore muito ou o produto seja muito mais caro do que o bolso do consumidor permite — o que, sem dúvida, também colabora para dificultar a resolução do caso.

Alternativa conecta proprietários de veículos e fornecedores

Uma solução para minimizar a dificuldade recorrente desse tipo de situação é o uso do aplicativo ou site do 10km. A ferramenta permite a inserção dos dados do veículo, informando a peça necessária para viabilizar o conserto. Depois da inclusão das informações, o pedido é enviado, por meio da plataforma, a dezenas de fornecedores credenciados pela empresa. A partir disso, o consumidor recebe os orçamentos e as devidas condições de pagamento, seja no próprio aplicativo, seja diretamente em seu e-mail ou WhatsApp cadastrado.

Essa solução foi idealizada por Ricardo Moura, um dos sócios da OPA! Tecnologia, depois de vivenciar um problema similar. “Precisei comprar um amortecedor para meu carro. No entanto, considerei que o preço cobrado pelo mecânico foi muito elevado, o que me levou a pesquisar por conta própria”, contou. “Depois de muito tempo levantando telefones e e-mails de fornecedores e entrando em contato com cada um deles, consegui um valor 30% melhor”, completou Moura.

Ao compartilhar a experiência com conhecidos, o empresário percebeu que esse era um problema comum aos proprietários de veículos. “Observei que, apenas em Belo Horizonte (MG), existem mais de 4 mil fornecedores para o segmento. Quantas pessoas, no Brasil, não têm a mesma dificuldade de localizar fornecedores e solicitar orçamentos?”, questionou.

“Isso foi o ponto de partida para a criação de nosso aplicativo. Ao compartilhar a ideia com meus sócios, resolvemos criar uma ferramenta que pudesse colocar fornecedores e consumidores diretamente em contato, de forma simples e rápida”, explicou o empresário.

Esse foi o ponto de partida para a criação do aplicativo 10km, que foi disponibilizado ao mercado em dezembro de 2018. Inicialmente, a intenção foi conectar fornecedores de autopeças e consumidores finais, facilitando a negociação. No entanto, desde o lançamento do app, o serviço evoluiu e, hoje, a equipe do 10km também trabalha duro para se certificar da credibilidade e confiabilidade dos serviços prestados pelos fornecedores parceiros.

Como funciona o app 10km?

Uma das premissas do aplicativo é fornecer, no mínimo, três orçamentos ao cliente, o mais rapidamente possível.

O cadastro, feito pelo proprietário do veículo, é bastante simples: basta que ele insira dados como marca, modelo, motor e ano de fabricação do veículo, além da peça necessária para o reparo. O usuário poderá cadastrar mais de um veículo e solicitar orçamentos de diferentes peças, necessárias a cada um deles.

Em poucos minutos, as lojas recebem o pedido do cliente e respondem com um orçamento. Assim, o solicitante decide pela melhor alternativa, de acordo com seu interesse, ou seja, conforme o melhor preço, condições de pagamento ou localização.

Além disso, o consumidor terá maior confiança no serviço, uma vez que todos os parceiros do 10km passam por uma triagem e rigorosa avaliação.

Qual o grande diferencial do 10km?

Mesmo se o orçamento for superior às expectativas, o cliente não precisa se preocupar. Algumas lojas de autopeças parceiras disponibilizam a opção cashback, ou seja, a possibilidade de receber parte do dinheiro investido de volta, em até 30 dias.

O benefício do retorno de parte do investimento depende da loja parceira. Essa informação vem destacada em cada orçamento recebido. Assim, o cliente já fica sabendo, com antecedência, qual valor será restituído se finalizar a compra com a empresa parceira.

O 10km (aplicativo e site) tem forte presença em Belo Horizonte (MG) e região e já está recebendo o cadastro de lojistas de outras localidades. A ferramenta atualmente conta com mais de 400 empresas cadastradas na região e já recebeu mais de 500 pedidos de orçamento por parte dos usuários. Dentre o leque de fornecedores previstos, estão desde empresas de troca de óleo e filtros, pneus e acessórios, até peças mais complexas. Afinal, com a retração da economia, muitos consumidores deixam de substituir seus veículos com tanta frequência, o que torna a manutenção preventiva cada vez mais importante, seja para preservar o bom funcionamento, seja para garantir a maior eficiência energética e a consequente redução de custos.

Sobre o 10km

O aplicativo foi criado em 2018, pela OPA! Tecnologia, uma empresa que há mais de 15 anos atua no desenvolvimento de softwares e soluções inteligentes para vários segmentos. A ideia é simplificar a vida e as decisões dos proprietários de veículos, conectando-os aos fornecedores, para a escolha da melhor solução.

Desde o seu lançamento, a ferramenta do 10km já passou por várias melhorias. Hoje, além da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a solução já está em expansão em diversas capitais, se tornando uma alternativa interessante em todo o país.

Além do cadastro pelo site www.10km.com.br, o motorista pode baixar o aplicativo, por enquanto disponível apenas para Android, na Google Play.

Informações para a imprensa: [email protected]

Website: https://10km.com.br