Aplicativos que consolidam chamados de recalls podem ser usados para salvar vidas

19/11/2020 –

Na maioria das vezes, quando é comprado um carro zero, vem à mente que ele não tem defeitos e que, por um bom tempo, não trará preocupações – inclusive, é por essa razão que muita gente evita de todos os jeitos comprar veículos usados. O conceito não está de todo errado, mas também se deve observar que, muitas vezes, um carro novo foi feito com tecnologias novas, que, justamente por serem recém-desenvolvidas, não foram testadas no dia a dia. Obviamente, são feitos inúmeros testes antes do lançamento, mas nada se compara ao uso cotidiano e ao consequente desgaste de materiais ocorrido com o passar do tempo; e é aí que entra o recall.

A indústria automotiva, como um todo, tem extremo cuidado com cada produto que lança no mercado, mas é inegável que diversos fatores podem contribuir para o desgaste de um carro, além de eventuais defeitos de fabricação indetectáveis na hora da montagem. Por isso é tão importante obedecer aos recalls. Eles podem representar a diferença entre um acidente e um trajeto seguro.

“Vale observar que, mesmo para os carros usados, muitas vezes há chamamentos que o antigo dono ignorou. Por isso, seja um carro novo ou usado, as informações sobre recall são essenciais na hora da compra, o que está de acordo com a legislação brasileira, que hoje prevê maior clareza sobre o histórico de recalls de todos os veículos”, explica Vinicius Melo é CEO do Papa Recall. “Atualmente, há maior trânsito de informações entre o Detran e as concessionárias, e isso é ótimo para que nenhum comprador se esqueça de se informar adequadamente sobre o assunto”, completa.

Para muitos, isso ainda pode parecer uma burocracia sem sentido, mas trata-se de um chamado de quem montou o carro informando que ele precisa de ajustes.