Aprender brincando

Uberlândia, Minas Gerais 2/4/2013 –

A realização de atividades lúdicas no ensino-aprendizagem se mostra cada vez mais eficiente no desenvolvimento das potencialidades humanas em crianças e adolescentes.
Tirar o aluno da sala de aula para envolvê-lo com trabalhos práticos é uma forma diferenciada de proporcionar aprendizado, de maneira que ele possa interagir, socializar e se divertir em atividades de aprendizagem que buscam valorizar o desenvolvimento cognitivo, motor e físico da criança.
Atividades assim são comuns na Escola Pirlimpimpim e no Colégio São Paschoal que sempre buscam desenvolver com os alunos, atividades práticas para desenvolver o aprendizado.
Para a psicopedagoga e uma das coordenadoras do Ensino Fundamental da Escola Pirlimpimpim, Elenilce Andrade, as atividades lúdicas aparecem como um elo fundamental na estimulação da criança gerando possibilidades de desenvolvimento amplo, a partir das quais a criatividade e a espontaneidade serão desenvolvidas ou aperfeiçoadas. “Os primeiros anos escolares e de vida são decisivos na formação da criança, por isso é preciso desenvolver estratégias como as atividades lúdicas para serem utilizadas em momentos diferenciados e propícios. Elas são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais e assegurando-lhes condições adequadas para desenvolver suas competências”, explica Elenilce.
Recentemente, os alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Pirlimpimpim visitaram a sede campestre da instituição, onde foram aplicadas atividades para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e aula prática de ciências, com análise de pequenos animais e de diferentes tipos de vegetais.
Outra atividade diferenciada foi a realiza no Colégio São Paschoal com os alunos do 6º ano sobre o Sistema Solar, no qual aprenderam na prática noções de escala e como funciona o Sistema Solar. Foram estimulados a desenvolver o senso crítico através da representação, em escala, dos diâmetros dos planetas, tendo como objetivo análise comparativa dos mesmos.
Elenilce ressalta que através do brincar são desenvolvidas atitudes de socialização, de respeito ao próximo, de convívio com regras e valores, de aceitação das perdas e ganhos, além da elaboração dos sentimentos psicológicos negativos, como: raiva, angústia, ansiedade, dentre outros. “A ludicidade dá oportunidade à criança de manusear material concreto e ela mesma elaborar estratégias para a construção do seu conhecimento”, diz.

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