Aproveitamento energético do lixo urbano será discutido no Biogas Brazil Congress em SP

São Paulo, SP 15/7/2013 – a comunidade internacional reconhece que a incineração é a melhor solução para os grandes centros urbanos, seja pela falta de espaço, pelos custos de transporte e pela logística de se transferir grandes quantidades de resíduos para outros locais

Com o avanço das discussões sobre a destinação dos resíduos sólidos no país, cresce a demanda por debates que envolvam o aproveitamento energético do lixo produzido. Algumas experiências já vem sendo conduzidas em território nacional, mas ainda há muito a ser discutido. Para fomentar este debate, a IBC vai reunir especialistas do Brasil e do exterior na quarta edição do Biogas Brazil Congress, que acontece em São Paulo de 24 a 25 de julho.

Apesar de não haver uma fórmula ideal para todos os casos, a incineração é a mais indicada para as grandes cidades. Para Antonio Bolognesi, diretor executivo da Operman, “a comunidade internacional reconhece que a incineração é a melhor solução para os grandes centros urbanos, seja pela falta de espaço, pelos custos de transporte e pela logística de se transferir grandes quantidades de resíduos para outros locais. Nestes casos, o melhor a fazer é tratar o lixo onde ele é gerado” afirma Bolognesi, que será um dos palestrantes do Biogas Brazil Congress.

Para cidades menores ou zonas rurais, há soluções como os 35 biodigestores implantados no Projeto Alto Uruguai, que aproveita os dejetos da criação de suínos em 29 municípios de SC e RS para a produção de energia a partir do biogás. No encontro, o secretário executivo do Projeto, Prof. Sadi Baron, mostrará os resultados desta experiência que completa 10 anos em 2014.

Bons exemplos de aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos não faltam. Em São Paulo (a cidade com maior volume concentrado de lixo do país), a primeira usina de Biogás foi instalada em 2004 no aterro Bandeirantes. Depois, uma segunda usina foi instalada no Aterro São João. Juntos, os dois aterros respondem por mais de 2% de toda a energia elétrica consumida na maior cidade do país. Em três leilões, foram vendidos mais de R$ 70 milhões de créditos de carbono, dos quais 50%, por contrato, ficaram com a Prefeitura.

Estudo apresentado pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) no início deste ano analisou 22 aterros sanitários que teriam interesse em explorar o gás do lixo. Segundo o “Atlas Brasileiro de Emissões de GEE (gases de efeito estufa) e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos”, o biogás estocado nesses aterros (280 MW/h) poderia abastecer 1,5 milhão de pessoas. Para isso, seriam necessários investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão. Até 2039, esse potencial poderá chegar a 500 MW/h, o suficiente para abastecer 3,2 milhões de pessoas, o equivalente à população do Rio Grande do Norte.

Na quarta edição do Biogas Brazil Congress, a eng. Adriana Ferreira, coordenadora do departamento técnico da Abrelpe, mostrará quais são as perspectivas de curto e médio prazo para que a nova Política de Resíduos Sólidos impulsione o aproveitamento energético do lixo urbano. O evento contará ainda com representantes da Secretaria de Energia de SP, Petrobras, Eletrobras, Itaipu Binacional, Sulgás, Ecocitrus, Naturovos, CTC e Caixa Econômica Federal, entre outros.

A quarta edição do Biogas Brazil Congress é uma iniciativa da IBC, com o patrocínio da Acqua Engenharia, BTS Biogas, Caixa Econômica Federal, Enc Energy, Spark, Sysadvance e Dresser-Hand Guascor. As informações estão no site http://www.informagroup.com.br/biogas e na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 ou pelo email [email protected]

AGENDA:
4º. Biogas Brazil Congress
Dias 24 e 25 de julho de 2013.
Local: Hotel Paulista Plaza, Alameda Santos, 85, São Paulo, SP
Horário: das 8h30 às 18h00
Organização: IBC, empresa do Informa Group
Informações: 11-3017-6808 ou [email protected]
Site: http://www.informagroup.com.br/biogas

– – – – – – – – –

SOBRE O INFORMA GROUP
O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica, científica, profissional e empresarial. O grupo tem sede em Londres e cerca de 150 escritórios em 40 países, empregando mais de 10 mil funcionários. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). Na América Latina, o Informa Group atua por meio de empresas como AchieveGlobal, Informa Economics, BTS Informa, IBC e IIR. www.informagroup.com.br

Website: http://www.informagroup.com.br/biogas

Web Site: