Aquaplanagem: cuidado redobrado

Porto Alegre, RS 17/4/2013 –

A aquaplanagem é um risco para motoristas, pois pode causar acidentes de trânsito. A Copagra, representante oficial da Ford em Porto Alegre, dá dicas para evitar transtornos em dias de chuva.
No período de chuvas, um dos maiores cuidados que o motorista deve ter é com a aquaplanagem. Ela acontece quando uma lâmina de água se interpõe entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo. Vários fatores levam ao fenômeno: velocidade, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e, principalmente, o estado de conservação do pneu.
Como não é possível controlar a qualidade das estradas ou quando vai chover, a melhor maneira de se proteger é ficar de olho no que está ao seu alcance. Nunca deixe o pneu ficar careca: são os sulcos dos pneus que são responsáveis pela drenagem da água no asfalto. “No caso de chuva, a pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos compromete o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso, o que aumenta significativamente o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção”, explica o Gerente Geral da Copagra, concessionária Ford em Porto Alegre, Marcos Azambuja. O gerente ainda dá outras dicas. “Manter os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do veículo, ter os quatro pneus com a mesma medida e desenho, fazer o rodízio a cada oito mil quilômetros e procurar trocar os quatro pneus juntos são outras dicas para conduzir um carro com segurança sob chuva”, alerta.

Mas não é só o cuidado com os pneus que evita a aquaplanagem. É importante manter o carro em velocidade baixa durante a chuva, não ultrapassando os 80 km/h. Acionar os freios antes de passar por uma poça de água também ajuda a evitar acidentes.

Se a aquaplanagem for inevitável, o mais indicado a fazer é retirar imediatamente o pé do acelerador, não pisar bruscamente no pedal do freio e segurar firme o volante para manter as rodas retas. Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência. Caso o carro possua freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.
Sobre a Copagra
A Copagra é uma concessionária gaúcha representante da Ford em Porto Alegre. Fundada em 1963, a empresa é uma das mais tradicionais do setor na capital e conta com três lojas na cidade, nas zonas: Central, Norte e Sul. Ao longo dos seus 49 anos de existência, todos sob o comando de uma gestão familiar que se encontra atualmente na quarta geração, a Copagra já vendeu mais de 100 mil automóveis. Entre alguns dos reconhecimentos já concedidos à empresa destaca-se o Chairman’s Award, prêmio máximo da montadora americana para a concessionária com o maior índice de satisfação dos clientes.