Artesãs de Betim produzem máscaras artesanais como fonte de renda

4/5/2020 – A Associação de Empreendedores do Artesanato Futurarte foi criada pelo Instituto Ramacrisna para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades

A Associação Futurarte que visa gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social da região de Betim está produzindo máscaras de tecido para a venda, são vários modelos e estampas que começam a partir de R$ 6,50 a unidade ou 2 por R$ 10,00. A compra pode ser feita pelo site, pelas redes sociais e também telefone e WhatsApp. A Associação criada pela Ramacrisna em 2004 faz trabalhos artesanais como fonte de renda para mulheres.

‘’A Associação de Empreendedores do Artesanato Futurarte foi criada pelo Instituto Ramacrisna para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de área rural da cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e paralelamente zelar pela preservação das técnicas artesanais da cidade, do estado e da valorização da cultura local’’, explica Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna.

Entre os produtos confeccionados por elas estão bolsas, carteiras, brindes corporativos, peças de decoração, artigos de escritório, entre outros. Mas o momento econômico que o Brasil e outros países estão vivendo, devido ao distanciamento social, fez com que elas apostassem, agora, nas máscaras de tecido, que têm sido muito procuradas pela população. ‘’ As vendas de produtos diminuíram, como os brindes corporativos, e as máscaras são uma alternativa neste momento’’, explica Solange reforçando a importância de apoiar os pequenos negócios, como as associações de mulheres.

A produção acontece na semana que o Prefeito de Betim, determinou o uso obrigatório de máscaras. A determinação é válida para todos os espaços da cidade, públicos e particulares. O decreto prevê multa de R$ 80,00 para quem não obedecer às determinações. A fiscalização vai ser feita por agentes municipais como a Guarda Municipal, Procon e até mesmo a Vigilância Sanitária.

Futurarte
Rua Aracaju, 321 – Santo Afonso – Betim, MG – CEP: 32623-524